clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Depois de ser apontado como tendência nas bisnagas para cosméticos, o papelão parece estar prestes a marcar presença no mercado de bebidas, na fabricação de garrafas e frascos. Buscando impulsionar o desenvolvimento e a industrialização de garrafas eficazes, recicláveis e produzidas unicamente com biomateriais, a BillerudKorsnäs, fabricante de embalagens de papelão, e a Alpla, fabricante de garrafas plásticas, lançaram um projeto chamado de Paper Bottle Community.

O projeto, que é coordenado pela Paboco (joint venture criada pela BillerudKorsnäs e a Alpla), tem como premissa desenvolver e produzir, em escala industrial, garrafas inteiramente recicláveis à base de celulose de madeira. O produto é revestido com uma camada impermeável – também fabricada com biomateriais – capaz de resistir a líquidos, CO2 e oxigênio, e isso faz com que ele possa ser usado como embalagem para cosméticos, produtos líquidos (como bebidas gasosas ou não), etc.

Para obter a capacidade de ser impermeável aos gases, a Paboco optou por usar uma fina película de PEF (polietileno furanoato) produzida pela empresa holandesa Avantium. Esse polímero é reciclável e de origem 100% vegetal – isso significa que a garrafa pode ser totalmente reciclada, sendo necessário a separação do papelão e da película de PEF.

Para potencializar o desenvolvimento e as oportunidades comerciais das garrafas de papelão e reforçar a sustentabilidade do setor de fabricação de frascos, a joint venture está reunindo especialistas de primeira linha das áreas de materiais, design e tecnologia, bem como as grandes marcas de bens de consumo.

“Precisamos trabalhar de mãos dadas. A colaboração abrange toda a cadeia de valor. Dividimos os riscos e unimos nossas forças para que a garrafa de papelão se torne realidade, gerando mudanças radicais na indústria”, explica Gittan Schiöld, diretora interina da Paboco.

Atualmente várias marcas de bens de consumo, como Carlsberg, The Absolut Company (Pernod-Ricard), L’Oréal e Coca Cola Europa, participam da iniciativa. Cada uma das marcas pioneiras do projeto Paper Bottle vai desenvolver e criar sua própria garrafa de papelão, a fim de atender às necessidades específicas de sua categoria.

Com informações do site Celulose Online.

Leia mais notícias sobre o setor em http://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/11/