clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

O setor automotivo vem passando por mudanças nos últimos anos. A ruptura do segmento vai mudar o negócio de fabricantes de veículos, das concessionárias e de toda a cadeia de valor da indústria automotiva. A revista Automotive Business, em parceria com a Ipsos, realizou uma pesquisa inédita que mostra o horizonte para as empresas de autopeças. Foram realizadas 408 entrevistas com profissionais que atuam em fabricantes de veículos, de componentes e em outros elos da indústria.

A grande maioria dos entrevistados (35%) atua no segmento de fornecimento de peças. Outros 12% atuam na área de serviços (logística, engenharia etc.) e 8% em fornecimento de sistemas completos.

O levantamento constatou que quando se fala em investimentos no setor 67% das empresas buscam concentrar esforços em ampliar a presença nessa área, com a entrada de novos clientes e entregas. Outros 16% querem sustentar a posição no setor automotivo enquanto ampliam atuação em outros mercados.

O maior desafio para 50% dos entrevistados é a queda do faturamento causada pela crise, seguida pela competição com novos players que atuam no mesmo segmento (13%). A pesquisa também apontou que a negociação é a maior preocupação (51%) na relação fornecedor/cliente. Na visão dos presidentes e diretores, esta preocupação chega a 66%.

Os entrevistados apontaram que as empresas têm produtos que atendem tendências como: compartilhamento de veículos (28%); carro elétrico (49%); carro conectado (43%); e novas soluções de mobilidade, como Uber e Yellow (25%).

Para conferir a pesquisa completa, acesse: http://automotivebusiness.com.br/pesquisaipsos.pdf

Com informação do site Automotive Business.

Leia mais notícias sobre o setor em http://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/.