clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

O Sistema Fiep lançou no fim de 2019 o HABITAT. Ambiente colaborativo projetado para conectar as indústrias ao cenário da inovação e oferecer suporte para o desenvolvimento de soluções e estratégias, além de novas oportunidades de negócio. O espaço, localizado no Campus da Indústria, em Curitiba, tem um modelo conceitual diferenciado e contará com coworking, salas de reunião, ambientes para talks, espaço para eventos e vista privilegiada da cidade. Estiveram presentes no lançamento, Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Fiep; José Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai e José Eduardo Santos Oliveira, especialista em Desenvolvimento Industrial do Senai Nacional.

Para Carlos Valter Martins Pedro as indústrias têm à disposição uma excelente infraestrutura dentro do Sistema Fiep para atender às suas demandas e que o novo espaço vai reunir as principais soluções em inovação. “Criamos esse ambiente para as indústrias. Por isso, convido as empresas a virem cohabitar esse espaço com a gente”, afirma.  

Atualmente, o Sistema Fiep possui 7 Institutos Senai de Tecnologia, 2 Institutos Senai de Inovação, uma rede de aceleradoras de startups, um Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente, um HUB de Inteligência Artificial Senai, um Observatório da Indústria, além de promover a conexão do mercado com o ambiente acadêmico por meio das Faculdades da Indústria.

Para José Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai, a proposta do HABITAT é abrir novas oportunidades para as indústrias se conectarem a esse ecossistema. “Com essa solução as indústrias terão um local para trabalhar com pesquisa e desenvolvimento, terão acesso facilitado aos recursos disponíveis e poderão viver a inovação na prática” disse.

Rota 2030

Além do lançamento do espaço HABITAT, o encontro promovido pelo Sistema Fiep reuniu representantes do setor automotivo para a apresentação de projetos estruturantes relacionados ao Programa Rota 2030, a serem desenvolvidos pelo Senai em conjunto com as indústrias.

O especialista em Desenvolvimento Industrial do Senai Nacional, José Eduardo Santos Oliveira, esclareceu os principais pontos desse programa que faz parte da estratégia do Governo Federal para o desenvolvimento do setor automotivo no país e que exige um maior compromisso por parte das empresas em investimentos em P&D. “É bastante gratificante estar presente na inauguração dessa nova estrutura e apresentar um projeto em primeira mão do Senai Paraná para indústrias habilitadas no Rota 2030. É impossível falar do Senai e não pensar no setor automotivo” comentou.

Alexandre Uchimura, gerente da Bosch para novos negócios em eletrificação na América Latina e um dos presentes no evento, falou sobre a importância de fazer parte desse ecossistema, que reúne diversos benefícios, não só de fomento, mas de acesso aos Institutos Senai, a treinamentos e a toda a estrutura do Sistema Fiep. “Há alguns anos, num modelo de negócios mais tradicional, a gente não imaginava que as empresas estariam todas juntas falando de inovação, de ambiente colaborativo. Para o setor automotivo, o HABITAT tem um grande diferencial que é o link com o Rota 2030, com o Senai sendo elegível para os projetos desse programa” observou. 

Com informação do Sistema Fiep.

Leia mais notícias sobre o setor em http://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/.