clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Uma indústria sustentável, além de ser ambientalmente correta, é mais competitiva. A constatação é da pesquisa realizada pela Union + Webster que aponta que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. O levantamento também identificou que 70% dos entrevistados não se importam em pagar um pouco mais por isso.

"A sustentabilidade é importante no meio industrial porque ela é, no atual cenário socioeconômico, um fator competitivo para as empresas", afirma Augusto Machado, pesquisador no Observatório do Sistema Fiep. Para ele a prática busca maximizar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, enquanto minimiza impactos negativos sobre o meio ambiente e a sociedade. "Os gestores industriais têm percebido que, para seus negócios perdurarem, é fundamental gerenciar os recursos de toda a sua cadeia produtiva, além de atuar de maneira transparente e responsável, gerando maior competitividade e diferenciação no mercado", explica.

Buscando traçar um perfil e auxiliar as empresas na implantação do conceito de sustentabilidade nas indústrias do Paraná, o Sistema Fiep está realizando a segunda edição da Bússola da Sustentabilidade. "A iniciativa, com execução a cargo do Observatório do Sistema Fiep, tem como objetivo desmitificar e tornar tangível o conceito de sustentabilidade para as indústrias paranaenses. A sustentabilidade vai além das questões ligadas ao meio ambiente, ela permeia várias áreas dentro de uma empresa - como, por exemplo, práticas educacionais, eficiência no processo produtivo, melhoria na qualidade de vida e produtividade dos colaboradores e escuta ativa do consumidor", afirma o pesquisador.

Bússola da Sustentabilidade

A cada dois anos é disponibilizada uma plataforma on-line e gratuita, com a qual o ator estratégico de cada empresa irá interagir. Após a realização de um cadastro rápido, o participante segue uma trilha de avaliação das práticas organizacionais, passando por 15 áreas temáticas totalmente focadas em negócios e sustentabilidade. O estudo também mapeia as áreas da indústria em oito dimensões empresariais: planejamento e gestão de processos; gestão de pessoas; produção; cadeia de suprimentos e distribuição; consumidores; parcerias institucionais; meio ambiente e engajamento local.

Finalizado esse processo que dura aproximadamente 30 minutos, a empresa recebe um diagnóstico completo e customizado, baseado nas respostas enviadas por seu representante. O documento contém o grau de maturidade de sustentabilidade da companhia, dicas, sugestões e possíveis direcionamentos a serem explorados pela administração.

"A Bússola da Sustentabilidade proporciona aos gestores uma experiência completa pois, ao mesmo tempo em que participa da pesquisa com o preenchimento do formulário, o site também dá acesso a infográficos, resumos e conteúdos relacionados ao tema", comenta.

Para participar e saber mais informações, acesse: www.bussoladasustentabilidade.org.br/. A edição 2019 está disponível para respostas até o final de junho.

Com informações do Sistema Fiep.