clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Anualmente a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realiza um estudo sobre práticas e expectativas dos industriais paranaenses. A 23ª Sondagem Industrial revelou que 81% dos empresários estão otimistas para 2019. Esse é o melhor resultado desde 2013, quando a pesquisa demonstrou que 84% deles acreditavam em um bom ano para a economia em 2014.

Segundo o levantamento, entre os otimistas, 37% preveem aumento nas vendas, 36% confirmaram que farão investimentos no setor e 27% disseram que devem aumentar as contratações neste ano. O estudo mostra que o percentual da indústria pessimista é de 0,81%, o menor de toda a série desde 1996, e que 18% estão em dúvida de como será o cenário do próximo ano. No levantamento anterior o número de pessimistas era maior, chegava a 5,78% e outros 30,65% que não souberam opinar como seria 2018 em suas empresas.

"A pesquisa foi feita depois do quadro eleitoral definido, é algo que temos que considerar. Os leves sinais de repercussão da economia ao longo de 2018 e, principalmente, a definição do quadro eleitoral trouxeram de volta o otimismo dos industriais", afirma Edson Campagnolo, presidente da Fiep. "Esse novo cenário abre uma grande oportunidade para a realização de reformas que melhorem o ambiente de negócios no Brasil, e isso se reflete no aumento da confiança dos industriais, com boa parte deles inclusive prevendo novos investimentos para 2019", completa.  

Para 2019 a prioridade do industrial terá o foco no cliente. Essa foi a estratégia indicada por 38% dos entrevistados. Em seguida vem o desenvolvimento do negócio (38%) e em inovação de produtos (20%). Outro aspecto que chama atenção na pesquisa é a intenção dos empresários em contribuir para o desenvolvimento dos funcionários (19,57%) e a satisfação do quadro de colaboradores (18%) entre as principais estratégias do ano. "O trabalhador tem medo de ser substituído, mas a pesquisa mostra o contrário. O capital humano é muito importante para as empresas", comenta.

Cerca de 620 indústrias de todas as regiões do Paraná participaram da pesquisa, destas 425 têm matriz no Estado. No total as empresas participantes são responsáveis por mais de 75 mil empregos.

Micro e pequenas indústrias

Também foi realizada uma Sondagem Industrial voltada ao micro e pequeno empresário. Dos 435 entrevistados, 77% estão otimistas para 2019. Dos que acreditam em um bom cenário para este ano constatou-se também que 47% creem que haverá aumento nas vendas e apenas 23% consideram que haverá um aumento de nível de emprego.

Assim como para as grandes empresas, em 2019 a prioridade do industrial terá o foco no cliente. Essa foi a estratégia indicada por 36% dos entrevistados. Em seguida vem o desenvolvimento do negócio (31%), em inovação de produtos e satisfação e desenvolvimento dos funcionários (os três com 17%).

O estudo

A Sondagem Industrial apresenta a opinião e a visão prospectiva, sempre para o ano seguinte, dos industriais paranaenses sobre aspectos estruturais e conjunturais relacionados com a atividade industrial e abrange seis áreas de interesse: Assuntos internacionais, produtividade, competitividade, estratégia de maior importância, de vendas e compras, qualidade, infraestrutura e Meio Ambiente.

Integra a geração de dados e informações primárias sobre a indústria paranaense junto com os Indicadores Industriais, as Pesquisas Céleres e os índices de Confiança, entre outros.

Confira o arquivo completo no link: http://agenciafiep.com.br/2018/12/12/xxiii-sondagem-industrial-2/