clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Stock Adobe)

Você sabia que a cada 48 segundos um trabalhador sofre acidente no Brasil? Entre 2012 e 2018, foram registrados 4,26 milhões de acidentes de trabalho, o que resultou em um gasto de R$ 28,81 bilhões em benefícios acidentários como pensão por morte, auxílio-acidente e doença e aposentadoria por invalidez. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT). O estudo também mostra que o número de afastamentos nas empresas brasileiras por acidentes de trabalho entre 2012 e 2018 foi superior a 335 milhões.

Atuando para promover e proteger a saúde do trabalhador, com a efetiva prevenção e redução desses índices, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, apoia e participa do movimento nacional Abril Verde. O mês foi escolhido para a realização de uma campanha de conscientização sobre o tema, já que a data de 28 de abril foi definida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trabalho e de Doenças Ocupacionais. O objetivo do movimento é reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando a sociedade, órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações e federações. A campanha no Paraná surgiu em 2014 e é resultado de uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná (Sintespar).

Rosangela Isolde Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para Indústria do Sistema Fiep, explica que é importante as empresas oferecerem um ambiente de trabalho saudável e seguro para seus funcionários, a fim de que seus negócios alcancem o sucesso. "Muitas empresas, ainda, não visualizam a importância de investir em medidas necessárias para manter os funcionários em segurança. No entanto, na realidade, essa falta de atenção em criar um local de trabalho saudável e seguro afeta diretamente os negócios, diminuindo a produtividade, a eficiência de seus funcionários e aumentando custos relacionados à não-segurança", avalia.

Oferecer um local de trabalho seguro e saudável aos funcionários é uma maneira de construir e manter comprometimento. Ao considerar as suas necessidades e oferecer-lhes um bom ambiente de trabalho - que não os coloque em risco  e promova a sua saúde - fará com que se sintam valorizados e importantes para a empresa. "Podemos afirmar que, uma das chaves mais importantes para o sucesso de um negócio, são os funcionários", afirma a gerente.

Serviços customizados

As empresas podem solicitar o serviço que melhor se adequar às necessidades da organização. O Sesi Paraná além de auxiliar as empresas a se adequar às exigências legais em conformidade as NR (Normas Regulamentadoras), oferece Consultorias em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) com uma equipe multidisciplinar e vasta experiência na área.

Essas consultorias em SST são customizadas e têm como objetivo a redução de custos relacionados aos afastamentos e Fator Acidentário de Prevenção (FAP), além de promover soluções que visam o bem-estar e qualidade de vida do trabalhador.

Toda a prestação de serviço está em disponibilizada na Plataforma SESI VIVA+, que permite as empresas realizar a gestão das suas informações de saúde e segurança, bem como atender aos requisitos solicitados para envio de arquivos ao eSocial.

Um novo produto que o Sesi Paraná oferece é a Consultoria Cuide-se+ Prevenção de Acidentes que tem como finalidade a mudança comportamental em prol de condutas de percepção e mitigação de riscos e a instauração de rotinas e comportamentos seguros. O objetivo dessa consultoria é reforçar a cultura do prevencionismo, valorizando a importância do desempenho das atividades laborais conforme as definições de segurança e saúde no trabalho e, assim, evitando os comportamentos de risco nos locais de trabalho.

Empresas interessadas podem buscar mais informações em www.sesipr.org.br ou procurar a unidade do Sesi mais próxima para agendamento de visita.

Eventos

Ao longo de mês de abril, será realizada a CANPAT 2019 (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho) no Estado do Paraná. O tema deste ano é Gestão de Riscos Ocupacionais: o Brasil contra acidentes e doenças do trabalho.

A campanha vai acontecer nas cidades de Curitiba, Londrina, Cascavel e Maringá, para saber mais acesse: http://www.sesipr.org.br/canpat/. As inscrições podem ser realizadas no site: http://www.sesipr.org.br/Research9367content393438.shtml

Com informações do Sistema Fiep.