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Pesquisa revela mercado online de moda em crescimento

Características da plataforma web, entretanto, ainda deixam consumidor inseguro no Brasil

clique para ampliarclique para ampliarCompra online de vestuário foi tema de pesquisa de mestrado (Foto: Pixabay)

O mercado de moda online no Brasil está em alta. É o que mostra uma pesquisa de mestrado realizada pela Ibmec/RJ. O estudo, encabeçado pela acadêmica Camila Terra Ramalho - sob a orientação da professora Priscilla Yung Medeiros, Ph.D pela Kellogg School of Management -, revela que o setor tem um número expressivo de consumidores, mas que parte deles ainda está insegura em comprar moda pela internet.

Isso, segundo a tese, ocorre porque a plataforma não permite que informações sensoriais sejam conhecidas na hora da compra, como a impossibilidade de experimentar as roupas. Outro aspecto que inibe usuários é a necessidade de divulgação de informações confidenciais como dados do cartão de crédito.

A metodologia usada na pesquisa foi análise conjunta adaptativa e a pesquisa foi dividida em três questionários separados por assuntos: tecnologia, compras e produto.

A pesquisa também usou amostragem por conveniência e foi conduzida em grupos do Facebook interessados em compras e vendas de vestuário online, em janeiro e fevereiro deste ano. Foram coletadas 438 respostas considerando os três questionários. A maior parte dos participantes era mulher, entre 18 e 34 anos, com ensino superior completo ou em andamento. A maioria já tinha feito compras de vestuário online.

Conforme a pesquisa, os atributos que obtiveram maior importância para a amostra foram: "o site fornece e-mail e telefone para contato direto com o cliente", “rastreamento do produto no processo de entrega no site” e “percepção de alta qualidade do produto", questões também presentes em outros mercados de compra online.

Com informações de Segs.com.br.

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