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O mercado de moda online no Brasil está em alta. É o que mostra uma pesquisa de mestrado realizada pela Ibmec/RJ. O estudo, encabeçado pela acadêmica Camila Terra Ramalho - sob a orientação da professora Priscilla Yung Medeiros, Ph.D pela Kellogg School of Management -, revela que o setor tem um número expressivo de consumidores, mas que parte deles ainda está insegura em comprar moda pela internet.
Isso, segundo a tese, ocorre porque a plataforma não permite que informações sensoriais sejam conhecidas na hora da compra, como a impossibilidade de experimentar as roupas. Outro aspecto que inibe usuários é a necessidade de divulgação de informações confidenciais como dados do cartão de crédito.
A metodologia usada na pesquisa foi análise conjunta adaptativa e a pesquisa foi dividida em três questionários separados por assuntos: tecnologia, compras e produto.
A pesquisa também usou amostragem por conveniência e foi conduzida em grupos do Facebook interessados em compras e vendas de vestuário online, em janeiro e fevereiro deste ano. Foram coletadas 438 respostas considerando os três questionários. A maior parte dos participantes era mulher, entre 18 e 34 anos, com ensino superior completo ou em andamento. A maioria já tinha feito compras de vestuário online.
Conforme a pesquisa, os atributos que obtiveram maior importância para a amostra foram: "o site fornece e-mail e telefone para contato direto com o cliente", “rastreamento do produto no processo de entrega no site” e “percepção de alta qualidade do produto", questões também presentes em outros mercados de compra online.
Com informações de Segs.com.br.