SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Café com Boné será no dia 23 de fevereiro

Evento comemora bom desempenho de Apucarana no ramo de confecções; município paranaense é conhecido como "a capital dos bonés"

clique para ampliarclique para ampliarTodos os anos, colaboradores da indústria de bonés são homenageados (Foto: Pixabay)

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Bonés de Apucarana, em parceria com o Sivale Apucarana, promove no dia 23 de fevereiro, às 8h30, mais uma edição do “Café com Boné”, em homenagem aos colaboradores da indústria boneleira e de confecções que se destacaram em 2016.

O evento será na sede do Sebrae/PR, que é uma das apoiadoras da iniciativa juntamente com a Fiep, Sesi, Senai, Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA), Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (SIVANA), Prefeitura de Apucarana, Faculdade de Apucarana (FAP), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O café da manhã em homenagem aos colaboradores já é uma tradição na cidade de Apucarana. À frente de Curitiba, Londrina, Maringá e Cianorte, Apucarana é o município paranaense que mais gera empregos na indústria de confecções do Paraná.

A primeira fábrica de bonés da cidade foi registrada em 31 de janeiro de 1974, que se tornou o “Dia do Boné”. Passados 42 anos desde o início, hoje a cadeia produtiva do boné conta com 538 empresas, sendo 126 fábricas, e gera mais de 15 mil empregos diretos e indiretos. Responsável por 70% de todos os bonés fabricados no país, Apucarana detém, por intermédio de lei federal, o título de Capital Nacional do Boné.

O setor de bonés movimenta toda a economia de Apucarana. Para Jayme Leonel, presidente do Sivale, o “Café com Boné” marca a força da indústria boneleira. "Há 11 anos comemoramos. O setor passou por várias mudanças, problemas, mas também cresceu muito. Vemos hoje empresas se destacando no cenário brasileiro com bonés de marca. Estes industriais estão elevando o nome de Apucarana como Capital Nacional do Boné", afirma Jayme.

Sivale Apucarana realiza caravana para a TECNOTÊXTIL BRASIL 2017Industriais ganham novo prazo para se adequar às normas de segurança em máquinas