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Conhecida no Brasil como a Capital do Boné, Apucarana mostrou que também se destaque como polo de produtora de moda. Este foi o objetivo do Apucarana Fashion Day, realizado pelo Sivale Apucarana, no dia 23 de outubro. O evento reuniu aproximadamente 300 convidados no Tropical Shop.
Na passarela, desfilaram criações de dezenas de empresas associadas ao Sivale, alunos de moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estilistas do Grupo Lacrimo - Laboratório de Criação de Moda.
O presidente do Sivale, Jayme Leonel, ressalta que foram meses de planejamento e do trabalho da diretoria e dos integrantes
do Lacrimo. “São profissionais de moda de nossas empresas associadas, que se reúnem semanalmente para
trocar ideias e experiências. Dessa forma surgiu este evento, que foi um sucesso e seguramente será repetido
em 2016”, frisa Leonel.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, destaca que o setor de confecções
emprega mais de 20 mil pessoas. Por isso, é tão importante para a economia local. “Este dia mostra que
nossas empresas têm condições de agregar valor aos seus produtos. Mostra uma vocação para
moda, para criação, que é a tendência a ser seguida para que este setor se torne mais competitivo”,
reforça o prefeito.
Desfiles
Os desfiles foram divididos em três
etapas. A abertura ficou por conta oito grupos de alunos de moda da UTFPR, que apresentaram coleções que seguiram
o tema “Luz, Ciência e Vida”. As coleções foram avaliadas por profissionais e professores
da área.
Os alunos Alberani da Conceição, Mirian Gouveia Moscato e Tatiana Zanin de Lima tiveram a maior soma de pontos
e conquistaram o primeiro lugar. “Procuramos passar que a luz é o princípio e o fim. E a moda é
a luz que enche a terra de cores. Estamos felizes com o resultado e com a oportunidade de mostrar nosso aprendizado num evento
como este”, explica o estudante Alberani da Conceição, sobre a criação do seu grupo.
Na segunda etapa dos desfiles as empresas Boneleska, Loofting, Griffe Company, Alma Viva, Stooge, Reverso, Elisil,
Stop Jeans, Joice Tanabe, Surf Girl, Simple Session e MAB Fortuna mostraram looks e criações comerciais. “As
pessoas têm no imaginário que Apucarana fabrica boné como algo simplista. Porém, as empresas investem
muito em estudo de moda e tecnologia no dia a dia. Nesta noite, pudemos conferir criações elaboradas, uma variedade
de peças inovadoras e com riqueza de itens”, diz a empresária Siumara Miquelin, da Boneleska, que apresentou
bonés conceituais, criados a partir dos mascotes dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Fechando a noite
com ‘chave de ouro’, os profissionais do Grupo Lacrimo apresentaram uma série de criações
usando o mesmo tipo de tecido - doado pela empresa Paranatex. “São criações autorais, mas
que podem ser usadas comercialmente. O objetivo do Apucarana Fashion Day foi concretizado com esses desfiles. Do conceitual
ao comercial, mostrando que as empresas do município têm uma forte vocação para ganhar as passarelas
e as ruas”, aponta a consultora de moda, Ana Paula Baltazar.
O evento contou com o patrocínio
do Senai, Sebrae/PR, Paranatex, B2 Brindes e MAB Fortuna. E com o apoio da Associação Comercial e Industrial
de Apucarana (ACIA) e da Prefeitura de Apucarana.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Sivale Apucarana