SINVESTE CIANORTE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




PDA oferece capacitação gratuita a industriais

Em 2016, o programa vai promover cursos, palestras e workshops com temas sugeridos pelos sindicatos filiados à Fiep

clique para ampliarclique para ampliarPor meio do PDA, industriais paranaenses têm oportunidade de crescimento a partir de capacitações gratuitas (Foto: Freeimages)

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) inicia, em abril, mais uma série de cursos, palestras e atividades voltados para os sindicatos e seus associados. Serão tratados temas importantíssimos para o setor industrial, como e-Social, negociações coletivas e atuações dos sindicatos diante das fiscalizações, além de orientações sobre Normas Regulamentadoras.

Para 2016, o cronograma do PDA foi elaborado com base no resultado de pesquisas realizadas com os sindicatos patronais. O levantamento apontou as prioridades em cada uma das regiões do Paraná e em cada segmento industrial. Diante disso, estão previstas 159 ações, que disponibilizarão aproximadamente 5,5 mil vagas para capacitação em todas as regiões do estado. Este número é superior ao do ano passado, quando foram ofertadas 4,4 mil vagas. No site do PDA (www.fiepr.org.br/para-sindicatos/pda) é possível encontrar mais informações sobre o cronograma de atividades.

Segundo a gestora do PDA, Valdileia Pinheiro, alguns cursos terão carga horária reduzida, afim de atender melhor o empresário. “Tendo em vista a escassez de tempo do empresário, buscamos otimizar a carga horária dos cursos para termos maior participação do industrial nas capacitações”.

As inscrições para as capacitações do PDA são gratuitas para as empresas associadas aos sindicatos filiados à Fiep. “Esta iniciativa tem por finalidade estimular o associativismo, fortalecendo assim o setor industrial”, afirma Maria Aparecida Lopes, Gerente de Relações Sindicais da Fiep.

As capacitações do PDA fazem parte do Programa de Melhoria da Competitividade Industrial, que tem como objetivo oferecer oportunidade de negócios e fomentar o desenvolvimento industrial.

O programa estabelece uma série de projetos com o objetivo de oferecer oportunidade de negócios e promover redução de custos para o industrial paranaense diante do atual cenário econômico. Entre estes projetos está o edital de Apoio de Competitividade das Indústrias do Paraná, que atende atualmente 98 empresas por meio de consultorias nas áreas de eficiência energética e gestão financeira e de produção.

O programa ainda prevê: Edital Lean Express, direcionado para empresas de pequeno e médio porte dos setores têxtil, vestuário, construção civil, papel e celulose e gráfico; Capacitação em negociações coletivas, voltada para executivos e presidentes de sindicatos; e ainda ações de apoio à internacionalização, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN). “Nosso objetivo é medir os indicadores após o primeiro ano de realização das ações do Programa”, comenta Maria Aparecida Lopes.

Manufatura enxuta é tema de edital dentro do programa de competitividade da FiepNítido Jeans lança linha para jovens evangélicas