SINVESTE CIANORTE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Mulheres são maioria na indústria da moda

Ao todo, 76% dos postos de trabalha do setor são ocupados por mulheres

As indústrias de extração, de transformação e da construção empregam aproximadamente 851 mil pessoas no estado do Paraná e, deste total, apenas 29% ou 244.674 dos postos de trabalho são ocupados por mulheres. No entanto, proporcionalmente, as mulheres estão em maior número nas atividades do segmento da moda (confecções e artigos do vestuário). Das 68,4 mil vagas existentes neste setor, 76% são ocupadas por mulheres.

Os números fazem parte de um estudo da Fiep que apresenta o panorama da participação da mão de obra feminina no setor industrial. O levantamento é resultado do compilado de dados do Ministério do Trabalho e aponta que a presença do trabalho feminino é maior nos grandes centros urbanos do estado.

Para o gerente de economia da Fiep, Marcelo Percicotti, a partir dos dados é possível traçar um perfil das mulheres que atuam na indústria paranaense. “Ela é predominantemente jovem, tem entre e 30 e 39 anos, e permanece desempenhando atividades nos segmentos de transformação e da construção em um período de 12 a 23,9 meses. O maior tempo de permanência é no setor extrativista, que chega a 59,9 meses”.

Para a coordenadora do Conselho Setorial da Indústria Têxtil e do Vestuário da Fiep, Luciana Bechara, a justificativa do alto percentual está na habilidade manual necessária na atividade, pois nem todas as etapas da produção são realizadas por máquinas.

Com informações da Agência Fiep

Produção industrial cresce no primeiro mês de 2016Entidades paranaenses declaram apoio às ações de combate à corrupção