SINVESTE CIANORTE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Diretor da Beeight recebe homenagem durante a Semana da Indústria

Admir Nabhan construiu o grupo Beeight, que atualmente emprega mais de 700 pessoas

clique para ampliarO industrial Admir Nabhan recebeu a medalha Mérito Industrial durante as comemorações da Semana da Indústria. (Foto: Weslle Montanher)

A cerimônia em comemoração à Semana da Indústria 2016, promovida pela Fiep, foi realizada no dia 19 de maio em Cianorte, um dos principais polos do setor de confecções do país. Na oportunidade, a entidade destacou o potencial e a diversidade da indústria paranaense, além de sua capacidade para gerar desenvolvimento regional e homenageou empresários que se destacam por sua contribuição para o crescimento da indústria paranaense. Entre as homenagens, foi concedido a medalha do Mérito Industrial ao industrial Admir Nabhan, da Beeight, empresa associada ao Sinveste Cianorte.

“Somente nas empresas dos dois homenageados com a medalha do Mérito Industrial são gerados 1,5 mil empregos diretos. Isso mostra a força da indústria paranaense e a riqueza que é gerada nesta cidade e em todo o nosso estado”, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, referindo-se a Nabhan e ao também homenageado Manuel Antônio da Silva.

Além deles, foi concedido título de Benemérito da Indústria ao ex-prefeito de Cianorte, Edno Guimarães. A homenagem foi recebida pela viúva do empresário, Zoraide Guimarães.

Para Campagnolo, é importante dar visibilidade à relevância que a indústria tem para o desenvolvimento regional. “Cianorte é conhecida em várias partes do país como a Capital do Vestuário, mas isso muitas vezes não é reconhecido dentro do próprio estado. Com esse movimento da Semana da Indústria, mostramos para todo o estado o potencial que o Paraná tem, em todas as suas regiões”, afirmou. “Podemos olhar tudo o que há de bom e buscar forças para uma indústria que precisa recuperar o fôlego.”, completou.

Mérito Industrial

Para o Sinveste Cianorte, a homenagem ao industrial Admir Nabhan também significa um reconhecimento da importância econômica de todo o segmento de confecção para a região. Nascido em Cianorte, em março de 1963, Nabhan é conhecido por sua capacidade empreendedora, herdada de sua família, pioneira na indústria local de confecções. Desde cedo desenvolveu aptidão para os negócios e cresceu em contato direto com o chão de fábrica.

Aos 20 anos, já tinha experiência suficiente para se empenhar em um negócio próprio e montou, em São Paulo, uma loja de atacado para comercializar a produção de marcas da família como Macksonn e Cheina. Em 1985, então com 22 anos, voltou a Cianorte para criar a KD Você, confecção de moda feminina. Em 1998, inaugurou a Beeight - marca que se tornaria sinônimo de qualidade e referência nacional em modelagens e tendências no segmento jeans. Atualmente, o grupo Beeight engloba outras três marcas: a Six One, Younders e Club Denin, esta última lançada com peças femininas e masculinas e uma estratégia de preços únicos que está ganhando espaço em todo o Brasil.

Ao receber a medalha do Mérito Industrial, o industrial relembrou todo o esforço feito durante sua trajetória empresarial. “Foi uma vida de muito aprendizado, sempre fui um grande aluno da vida”, disse. Além disso, agradeceu seus familiares e também os colaboradores de sua empresa. “Tenho que agradecer muita gente, porque não estou aqui sozinho. Temos uma empresa com 700 funcionários e, se estou aqui hoje, é por causa deles”, afirmou. Por fim, disse que, mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil, a empresa tem planos para seguir crescendo. “O país está em crise, mas só conseguimos vencer a crise trabalhando. Temos muitos projetos e queremos crescer cada vez mais, com muita dedicação e com muito amor naquilo que a gente faz.”

Recebeu também a medalha do Mérito Industrial o fundador da Amafil, Manuel Antônio da Silva. O empresário atua no ramo de alimentos e criou a empresa em 1979. Em 1982, a empresa já atende o Paraná e parte dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A Amafil introduz um novo produto no mercado, a farinha bijú e, em 1987, inicia a produção de polvilho, produto que é o destaque entre os consumidores por seu nível de qualidade.

Hoje, os produtos da Amafil são reconhecidos pela qualidade e identidade brasileira. Sua matriz fica localizada no distrito de São Lourenço, no município de Cianorte. A empresa tem outras cinco unidades no Paraná, uma no Mato Grosso do Sul e outra no Ceará.

Benemérito da Indústria

clique para ampliarZoraide Guimarães, esposa de Edno Guimarães, recebe a homenagem realizada ao ex-prefeito de Cianorte. (Foto: Agência Fiep)

Edno Guimarães, ex-prefeito de Cianorte, foi agraciado com o título de Benemérito da Indústria. Ele nasceu em 1944, em Guararapes (SP). Logo cedo, iniciou-se na carreira política como vereador de Cianorte, de 1969 a 1973. Foi prefeito de 1989 a 1992. Elegeu-se deputado estadual, exercendo a função de 1995 a 2002. Em 2004, foi eleito novamente prefeito de Cianorte, sendo reeleito em 2008, permanecendo à frente da administração municipal até 2012.

Guimarães conquistou grande reconhecimento pela maneira como conduziu o município, que até meados da década de 70 tinha sua economia baseada na cafeicultura, e que devido às fortes geadas, enfrentou o desemprego e o êxodo rural. O político viu na crise um desafio para novas oportunidades. Na busca de alternativas, descobriu a vocação de Cianorte para o setor de confecções e apostou na industrialização com incentivos municipais, o que resultou na mudança do perfil econômico da cidade.

Guimarães também foi um dos idealizadores da Expovest, considerada a maior feira de moda à pronta entrega do sul do país, que consolidou para sempre a indústria e comércio da moda cianortense. Ele faleceu em 19 de agosto de 2014, aos 69 anos.

Zoraide Guimarães, esposa de Edno, disse estar honrada pelo reconhecimento da Fiep. “Se ele estivesse aqui hoje, estaria muito feliz e orgulhoso”, disse, destacando ainda a atuação dele principalmente em favor do desenvolvimento de Cianorte. “O que tem de bonito na nossa cidade foi ele quem construiu. Ele zelava pelo município como se fosse uma propriedade sua. Era um homem que estava sempre fazendo o bem e que vivia em favor da humanidade”, acrescentou.

ICMS segue como pauta de debate nos setores de vestuário, têxtil e couroInova Moda apresenta inovações para o vestuário