SINVESTE CIANORTE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Encontro discute cenário econômico e produtivo para indústrias do vestuário de Cianorte

Primeiro Fórum Regional da Confecção reuniu representantes da indústria, universidades, trabalhadores e poder público na busca por soluções para o setor

clique para ampliarEvento reuniu diversos atores para discutir realidade das indústrias de confecções e buscar soluções para o setor. (Foto: Reprodução)

A 1ª edição do Fórum Regional da Confecção reuniu nos dias 10 e 11 de julho representantes da indústria, dos trabalhadores do setor, de universidades e do poder público para debater o atual cenário econômico e buscar soluções para o setor. No evento, realizado em Cianorte, o primeiro dia foi reservado para palestra sobre o cenário e perspectivas para o setor, abordando também as dificuldades trazidas pela importação de produtos acabados, sobretudo da China.

No segundo dia, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, que discutiram e elencaram os pontos fortes da indústria, desafios e soluções possíveis para manter a competitividade e crescer.

De acordo com Oséias de Souza Gimenes, gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecção de Cianorte, instituição promotora do fórum, o principal objetivo do evento era unir empresários, poder público e entidades para discutir o momento atual no cenário nacional e local para o setor produtivo, que tem sido atingido por uma situação econômica difícil. “O resultado foi muito positivo. Tanto que o grupo já estabeleceu que esse fórum de debate se torne permanente e já agendou a data para a próxima reunião. Os encontros deverão ocorrer quinzenalmente para trabalhar cada um dos pontos identificados, aprofundando a discussão e busca por soluções”, afirmou.

Para o gestor, o momento de crise deve ser utilizado pelos industriais para buscar soluções. “Em minha opinião, o próprio empresário precisa se conscientizar desse momento, que é muito sério e grave. Não há uma previsão otimista de que esse cenário passe logo. Após essa conscientização, é possível buscar soluções, inovações, novas maneiras de comercializar e diferenciais que dão condições de competir. É preciso ainda se envolver em grupos que estejam buscando uma solução conjunta. Deixar a zona de conforto e participar, buscar a saída”, analisa.

Participação

O evento contou com a participação ampla de diversas instituições. Apoiaram sua realização o Sinveste Cianorte, Sistema Fiep, Asconveste, Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Cianorte (Acic), Prefeitura Municipal de Cianorte, o Sindicato das Costureiras (Sindicost), a Universidade Paranaense (Unipar), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Oficina da Moda&Tricot atraiu industriais de todo o ParanáExpovest apresenta novas coleções de 400 marcas em Cianorte