SINVESTE CIANORTE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Fiep discute parcerias comerciais com cônsul da Argentina

"O comércio exterior não é o único, mas é um dos melhores meios para retomarmos o crescimento", afirma Edson Campagnolo

O cônsul da Argentina no Paraná, Pedro Ezequiel Marotta, participou no dia 13 de julho de uma reunião do Conselho de Negócios Internacionais da Fiep. O objetivo do encontro foi potencializar negócios entre Paraná e o país presidido por Mauricio Macri.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, afirmou que a Argentina está um pouco à frente do Brasil, pois passou por uma mudança na orientação política e econômica “São dois países que têm uma integração muito forte e queremos consolidar isso. O que estamos fazendo no Brasil é fazer o dever de casa. Temos um governo interino e precisamos que haja a consolidação de um governo para resolvermos questões que não foram resolvidas nos últimos anos”, afirma.

Ele disse ainda que o empresário precisa ter paciência e esperança enquanto não há a consolidação. “É um momento difícil, temos que manter a serenidade e tudo andando. Quando as coisas se consolidarem, muitas oportunidades surgirão e a indústria irá se fortalecer. O comércio exterior, não é o único, mas é um dos melhores meios para retomarmos o crescimento”, complementou. 

Relação comercial entre Argentina e Paraná

Historicamente, a Argentina é um importante parceiro comercial do Paraná. “A Argentina está no nosso radar”, afirmou o coordenador do Conselho Paulo Pupo, que também alertou a necessidade de uma agenda para fortalecer os segmentos industriais paranaenses.

A perspectiva de crescimento para o país vizinho é de 0,5 a 1% ao ano. “Não é pouco, pois há muito tempo não tínhamos um cenário de crescimento”, afirmou o cônsul.

O novo governo já aplicou uma série de medidas para aumentar a competitividade e tirar o país da recessão. O cônsul afirmou que as relações de comércio devem se fortalecer, mas será um processo gradual. “A relação de Brasil e Argentina é muito estratégica. Argentina e Brasil são parceiros naturais e o Paraná também, porque o Paraná não pode se definir como uma exportador agrícola, o estado tem um desenvolvimento industrial muito forte”, disse.

Ao todo, 26 indústrias argentinas de grande porte estão no Paraná. O cônsul afirmou que o relacionamento comercial com a Argentina deve ser de produtos com valor agregado. “São produtos que deixam trabalho em ambos os lugares. O Paraná produz basicamente o mesmo que a Argentina. Nossas matrizes industriais se encaixam muito bem, estamos trabalhando ordenadamente muito bem”.

Encontro reúne sindicatos dos setores têxtil, do vestuário e couro para debater negociação salarialMinistro Gilmar Mendes participa do lançamento do Vote Bem