SINQUIFAR-NP

Sinquifar participa de reunião do Comitê de Logística Reversa

Prazo para apresentação de propostas foi prorrogado para 23 de novembro

clique para ampliar clique para ampliarRepresentantes de 16 cadeias produtivas do Estado estavam presentes (Foto: Divulgação)

O presidente do Sinquifar, Allan Guimarães, participou da segunda reunião do Comitê de Logística Reversa da Fiep, realizada no dia 3 de outubro. Com ele estavam mais de 80 pessoas, entre empresários, representantes de sindicatos e de associações empresariais e entidades como Associação Comercial do Paraná (ACP), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação do Comércio (Fecomércio), além da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema).

O objetivo é articular junto a outros elos da cadeia produtiva as propostas que serão apresentadas à Sema no âmbito da logística reversa, medida que prevê a responsabilidade compartilhada entre fabricante, comerciante e consumidor, pela destinação final dos produtos.

Segundo Guimarães, estas sugestões serão divulgadas por entidades representativas, por meio de sindicatos e associações, e não de forma individual por empresa. "Durante a reunião, acordamos que 23 de outubro seria o prazo final para que as empresas estejam filiadas ou associadas a sindicatos ou associações a fim de participar", disse.

Para organizar o processo, as propostas serão articuladas com todos os elos da cadeia produtiva. "É preciso que todas as ações dentro de uma cadeia estejam coordenadas para que as sugestões sejam de fato possíveis de serem aplicadas", afirmou o assessor da presidência da Fiep, Irineu Roveda, que coordenou a reunião.

De forma geral, as entidades que participaram da reunião do Comitê estão pedindo mais compromisso do poder público com o setor produtivo na implementação da medida.

Prorrogação -
Na mesma data, a Sema divulgou um anúncio oficial prorrogando até o dia 23 de novembro o prazo para que as empresas apresentem suas propostas de logística reversa, prevista no Edital de Chamamento nº 01/2012. A Fiep está responsável pela condução das reuniões com todos os integrantes das 16 cadeias produtivas do Estado.

Governo eleva Imposto de Importação de fármacosEncontro Anual dos Sindicatos ajuda a profissionalizar gestão