SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Feriados em 2017 podem causar perda de mais de R$ 66 bilhões para a indústria

Serão nove feriados nacionais e três pontos facultativos durante o ano; empresários devem se programar para evitar problemas na produção

clique para ampliarclique para ampliarEmpresas devem ficar atentas com a quantidade de feriados em 2017 (Foto: Agência Brasil)

A indústria brasileira pode perder até R$ 66,8 bilhões com os feriados nacionais em 2017. A estimativa é da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), diante dos nove feriados nacionais e três pontos facultativos neste ano. O valor representa 4,4% do PIB industrial do Brasil e representa o maior percentual registrado desde 2008.

O levantamento não leva em consideração a Quarta-feira de Cinzas e o Dia do Servidor Público. Não foram contabilizados os feriados estaduais e municipais. Em 2017, os feriados caem em dias que favorecem a formação do “feriadão”, com a folga em outro dia que esteja próximo do fim de semana.

A Firjan ainda lembra que as perdas não atingem apenas as indústrias, mas a paralisação provoca queda na arrecadação tributária. A estimativa é de que o governo deixe de arrecadar R$ 27,6 bilhões em 2017 por conta dos feriados.

Com informações da Agência Brasil

Eficiência energética tem impacto positivo na competitividade industrialCumprimento da NR-10 protege trabalhadores diretos e indiretos