SINDUSMADEIRA

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE MADEIRAS, SERRARIAS, BENEFICIAMENTOS, CARPINTARIA E MARCENARIA, TANOARIA, COMPENSADOS E LAMINADOS, AGLOMERADOS E EMBALAGENS DE GUARAPUAVA

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sindusmadeira traz o Programa Sesi Cozinha Brasil para Guarapuava

Projeto busca estabelecer um processo educativo permanente, voltado a colaborar na mudança de comportamento da comunidade em relação à produção, preparação e consumo dos alimentos

clique para ampliarAulas do Cozinha Brasil acontecem no período da noite (Foto: Divulgação/Sesi)

O Sindusmadeira fez uma parceria com o Sesi Paraná para levar para Guarapuava, em agosto, o programa Sesi Cozinha Brasil. O projeto tem o objetivo de promover uma alimentação saudável por meio da educação alimentar e nutricional.

O programa será executado, por meio de uma unidade móvel especial, entre os dias 04 e 06 de agosto. Segundo o executivo do Sindumadeira, Gabriel Veríssimo, o programa faz parte das ações do sindicato em prol dos associados. "Temos dado continuidade à série de eventos que podem agregar mais informações aos nossos associados", comentou.

Veríssimo ressalta também o caráter social do programa. "A preocupação do sindicato também é em levar o conhecimento para a comunidade", disse. O Sesi Cozinha Brasil, que conta com uma unidade móvel adaptada, busca estabelecer um processo educativo permanente, voltado a colaborar na mudança de comportamento em relação à produção, preparação e consumo dos alimentos, promovendo uma cultura de saúde, bem-estar e desenvolvimento com sustentabilidade.

O Alimentação Saudável une três ingredientes extremamente desejados para uma boa refeição - economia, qualidade e sabor. Aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é desprezado - como caule, talos, cascas, folhas e sementes -, é a grande estratégia do programa, para garantir uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo.

Através de ações de educação alimentar, que envolvem conceitos sobre alimentação e nutrição, bem como o preparo dos alimentos de forma inteligente e sem desperdício, os cursos do Sesi Cozinha Brasil são realizados em unidade móvel equipada com cozinha experimental e didática, são gratuitos e as aulas teóricas e práticas são ministradas por nutricionistas do Sesi.

A coordenadora do programa, Ana Paula Rener, aponta a melhoria na qualidade de vida e a economia como pontos importantes, além de outros aspectos. "Procuramos despertar nas pessoas essa consciência sobre a alimentação saudável, explicando as diferenças entre um tipo ou outro de alimento", comentou.

O Cozinha Brasil atua em parceria com indústrias, empresas privadas e públicas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais para que os participantes apliquem o aprendizado no cotidiano e passem adiante os conceitos de comer bem e se gastar pouco.

O programa em Guarapuava tem a parceria do Sindusmadeira, Secretaria da Mulher e a  Secretaria da Educação. As aulas, que acontecem à noite, deverão ser dirigidas também às merendeiras dos CMEIs. Mais informações podem ser obtidas junto ao sindicato.

Contratação não sofre grandes alterações com o novo Estatuto da Pessoa com DeficiênciaSindusmadeira Guarapuava incentiva criação do Conselho Temático da Madeira