SINDUSMADEIRA

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE MADEIRAS, SERRARIAS, BENEFICIAMENTOS, CARPINTARIA E MARCENARIA, TANOARIA, COMPENSADOS E LAMINADOS, AGLOMERADOS E EMBALAGENS DE GUARAPUAVA

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Congresso Nacional Moveleiro reúne toda a cadeia para levar informação e estimular o mercado

Entre os temas que serão debatidos estão ferramentas de inovação que poderão ser úteis ao segmento no atual momento da economia brasileira e do segmento; congresso será realizado nos dias 14 e 15 de setembro em Curitiba

clique para ampliarCongresso Moveleiro vem atraindo profissionais interessados em informações qualificadas e que podem impactar nos negócios (Foto: Agência Fiep)

A 7ª edição do Congresso Nacional Moveleiro, que acontece dias 14 e 15 de setembro no Campus da Indústria, em Curitiba, leva um desafio aos participantes: “Repense a forma e reinvente o mercado”. Este é o tema principal do congresso e que vai ao encontro do momento pelo qual passa o segmento e o país.

Por isto, o Congresso Nacional Moveleiro possui uma programação completa para atender as atuais demandas das indústrias. No primeiro dia de evento estão previstas as palestras de Marcelo Prado, diretor do IEMI - Inteligência de Mercado, que vai falar sobre o atual panorama do setor moveleiro e projeções de mercado; e de Alexandre Solis, diretor industrial da Embraer, que comentará sobre “Análise de cenários e a cadeia de valor na tomada de decisões estratégicas da sua empresa”.

Também serão realizados os painéis “Cenários e desafios para a Indústria Moveleira”, “O Espaço Inovador na Indústria Moveleira”, com apresentação de cases de sucesso, e “Fazendo o Marketing do Seu Negócio”. Ainda no primeiro dia de evento será promovida a cerimônia de entrega do Prêmio Top Móbile, um dos principais do país.

O segundo dia do Congresso Nacional Moveleiro contará com as palestras “Desafios para alcançar a redução dos custos operacionais”, com Elpídio Moreira Costa - sócio da N.E Soluções Empresariais e consultor do Sebrae; “A inovação e o ganho da competitividade para o mercado”, com Marcelo Prim, gerente executivo de tecnologia e inovação do Senai Nacional; “Soluções que impactam no mobiliário”, com Katalin Stammer, Claudia Lens e Ana Brum; e “Repensando a forma e reinventando o mercado”, com Eduardo Tevah, empresário, professor diretor-presidente da D&E Consultores.

Os painéis terão os temas “Interação entre Profissionais e Fornecedores do Setor para Melhor Atender o Cliente Final” e“Sala da Abimóvel” - com convidados do presidente da entidade, Daniel Lutz. Também integra a programação a premiação da Oficina Pregos e Cavacos, conduzida pelo Sesi e Senai Paraná. Paralelamente, serão realizados encontros de negócios nacionais e internacionais.

Importância

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), Irineu Munhoz, a troca de informações será um dos pontos altos do evento.“O Congresso Moveleiro é importante no sentido de levar cada vez mais informações e debater questionamentos. E não apenas sobre as dificuldades, mas também como uma forma das empresas serem instigadas”, explica.

Munhoz avalia que o país vive um momento “atípico” e, por isso, deverão ser encontradas alternativas para o setor durante o Congresso Moveleiro. “Vivemos em uma época que pode ser considerada atípica. Não víamos um cenário assim há muito tempo, no qual, apesar de estar em andamento uma pequena melhoria na economia, sabemos que será um lento processo. Este é um momento conturbado, mas que acreditamos irá passar”, opina.

Para ele, o congresso poderá reduzir dúvidas e, no mínimo, preparar novas ideias e ampliar a rede de contatos de todos. “Acreditamos que o Congresso Moveleiro é uma diretriz por meio desse encontro e intercâmbio de novas ideias. A importância é que desse congresso façamos uma grande concentração de ideias para melhorarmos cada vez mais”, ressalta.

Na opinião do presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (SIMOV), Mauro Pereira Schwartsburd, esta edição do Congresso Moveleiro se transformará em uma grande oportunidade para o setor. “Temos a inovação como um dos temas durante o congresso. Não será apenas a rodada de negócios, mas as palestras sobre assuntos que vão ao encontro do que precisamos neste momento também terão destaque na programação”, declara.

Para Schwartsburd, a insegurança provocada pelo momento econômico deve ser levada em consideração, mas o setor não pode se abater com isso. “Claro que foi provocada uma insegurança e há questões que precisam ser resolvidas no âmbito nacional, como uma reforma trabalhista. Mas estamos fazendo uma aposta e em algum momento teremos essa resposta positiva”, aponta.

O ex-presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná (Sindimadmov), de Francisco Beltrão, Edgar Behne, lembra que a própria situação atual da economia e do setor é um desafio para o evento. “O congresso, além da informação, é uma oportunidade para encontrarmos os empresários do setor. Uma oportunidade para discutirmos fatos relevantes do dia a dia, com programas, palestras e um novo formato de rodada de negócios”, classifica.

De acordo com ele, um dos exemplos dessas oportunidades está na tendência de muitos fabricantes em fornecer móveis para hotéis ou redes corporativas. “Há um aumento na nossa participação, como setor da madeira, em entrarmos nessa linha corporativa, ainda que a construção civil tenha diminuído suas demandas, mas são oportunidades que surgem. O Congresso Moveleiro tem isso entre seus objetivos, de levar o conhecimento e as oportunidades a todos”, analisa.

Sobre o momento vivido pela indústria, Behne aposta em uma melhora significativa. “É um processo lento, dentro das condições atuais, mercado retraído e bastante concorrência. Ainda assim, é possível pensarmos na reação, mesmo que lenta, mas que já mostra e aponta sinais positivos”, considera.“Parte do congresso é focado em inovação e isso se torna fundamental para os empresários que desejam enfrentar qualquer momento de crise”, conclui.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas em www.congressomoveleiro.org.br.

Manufatura enxuta aumenta produtividade e reduz custos para as indústriasParaná contará com política para florestas plantadas