SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




SindusconNOR-PR participa da 88ª edição do ENIC

Principal evento da construção civil no Brasil aconteceu no mês de maio, em Foz do Iguaçu

clique para ampliarclique para ampliarVários temas relacionados ao setor da construção civil foram discutidos durante o ENIC (Foto: Reprodução)

A cidade de Foz do Iguaçu sediou o 88º ENIC - Encontro Nacional da Indústria da Construção de 11 a 13 de maio de 2016, principal evento brasileiro do calendário anual da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade que representa nacionalmente todos os segmentos do setor. O SindusconNOR-PR marcou presença no evento, que foi organizado pelo Sinduscon/Paraná-Oeste.

Em 2016, o tema do evento foi "O Futuro Nós Construímos”. Na ocasião, muitos assuntos foram abordados pelos palestrantes durante os três dias, entre eles: a utilização da plataforma BIM para aumentar a competitividade no setor; lançamento de um guia para formalização de negócios na construção civil; iniciativas sustentáveis usadas na Alemanha e que podem ser aplicadas nas obras no Brasil; a importância da responsabilidade social na gestão dos negócios; sistemas de obras públicas mais modernas com a otimização de custos; entre outros.

O atual cenário brasileiro -  desequilíbrio fiscal; incertezas políticas; baixo patamar de confiança; queda na produção industrial; recessão econômica; desemprego elevado e crescente; inflação superior ao teto da meta; e juros altos - também foi alvo das palestras proferidas pelos especialistas no 88º ENIC.

De acordo com eles, a conjuntura econômica e política vivida até então, no governo anterior, não criava condições para superar o quadro negativo. As estimativas apontam que o Brasil não reverterá a situação de 2015 e continuará em recessão em 2016. No período, a produção nacional medida pelo PIB (Produto Interno Bruto) deverá registrar queda superior a 7% e a taxa de investimento continuará baixa (em torno de 18% do PIB), assim como a taxa de poupança nacional (cerca de 14% do PIB).

Segundo economistas, para ter um crescimento sustentado, o Brasil precisaria de elevar os investimentos para um patamar de cerca de 25% do PIB.

Construção

Com o cenário econômico ruim, o setor da construção civil perdeu o patamar histórico de mais de três milhões de trabalhadores com carteira assinada. Esse número recuou para 2,6 milhões, uma prova da desaceleração do setor. O quadro é comprovado também em sondagem feita entre os empresários da construção civil, realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Com informações da CBIC

Semana da Indústria reúne empresários no noroeste do ParanáFamílias de baixa renda deixam de ser atendidas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida