SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Prêmio Sinduscon entra na era digital

Lançamento da premiação, no dia 27 de abril, reuniu os associados e autoridades empresariais e políticas da região

clique para ampliarclique para ampliarAutoridades durante o lançamento do Prêmio Sinduscon 2016 (Foto: Divulgação)

O Prêmio Sinduscon 2016 foi lançado oficialmente no dia 27 de abril, na sede do Sebrae/PR. A maior novidade é a entrada da iniciativa na era digital. Associados, empresas participantes, parceiros estratégicos, imprensa e internautas de qualquer local poderão acessar informações sobre o prêmio por meio de tablets e celulares. O aplicativo do Prêmio Sinduscon já podem ser baixados nas lojas Google Play. A partir da primeira semana de maio, o mesmo poderá ser feito pela App Store.

Segundo o presidente do SindusconNOR-PR, José Maria Paula Soares, a novidade visa dar ainda mais transparência ao Prêmio Sinduscon. “Os internautas poderão acessar o regulamento, quais são os participantes, quem são os patrocinadores, acompanhar o andamento das avaliações e período das auditorias, entre outras informações”, frisou.

O lançamento do prêmio reuniu os associados e autoridades empresariais e políticas. O prefeito de Maringá em exercício, Claudio Ferdinandi, enalteceu a beleza da cidade, fazendo uma relação com o trabalho de engenheiros e arquitetos. “Estes profissionais são grandes responsáveis pela excelente qualidade das nossas construções. E o Prêmio Sinduscon vem ajudar a aprimorar este trabalho”, comentou.

Durante o evento também foram lançados o Prêmio Academia e o Prêmio Fornecedores. Falando em nome do setor da Educação, o reitor da Unicesumar, professor Wilson de Matos Silva, destacou a importância da integração entre o setor empresarial e a academia. “Essa articulação feita pelo sindicato é essencial e valoriza a meritocracia”, esclareceu.

Apresentação

A apresentação dos prêmios foi feita pelo presidente do SeconciNORPR, Marcos Mauro Pena Filho. Segundo ele, o Prêmio Sinduscon “é o legado da atual geração para as gerações futuras”. O dirigente ressaltou que os dados levantados pelo corpo técnico que organiza a premiação mostram que as empresas participantes tiveram um crescimento exponencial nos últimos anos.

Marcos Mauro também enfatizou o destaque do Prêmio Sinduscon em nível nacional. “Hoje, vários estados já adotam ou estão estudando a adoção de regulamentos semelhantes ao nosso. Ele informou ainda que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) agendou o encontro final das incorporadoras de todo o Brasil para Maringá, coincidindo com o encerramento do Prêmio Sinduscon", lembrou.

“Esta é a maior prova de que a CBIC entende que o Prêmio Sinduscon é um modelo que deve ser adotado em todo país. Teremos em Maringá representantes de todos os estados da Federação”, pontuou Marcos Mauro.

Para o gerente regional do Sebrae, Luiz Carlos da Silva, o reconhecimento nacional é a maior prova da consolidação do Prêmio Sinduscon.

Adesão

Durante o lançamento, três empresas fizeram a adesão ao Prêmio Sinduscon 2016. Assinaram o termo de adesão os diretores da Catamarã, José Armando Quirino dos Santos; da Construtora Just, Luciana Just; e da Metro Engenharia, Luiz Henrique Pereira Horta.

O Prêmio Sinduscon é realizado pelo SindusconNOR-PR e pelo SeconciNOR-PR (Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Noroeste do Paraná) em parceria com Sebrae/PR e Senai, além de apoio do CREA-PR e CBIC.

Principais mudanças

Segundo o diretor executivo do SindusconNOR-PR e do SeconciNOR-PR, Valdemar Adorno Junior, várias mudanças foram implementadas visando atualizar e dinamizar o Prêmio Sinduscon. Além da entrada da iniciativa da era digital, Adorno Junior destaca que este ano haverá uma análise dos contratos de venda das empresas participantes. O objetivo é aumentar a segurança jurídica nas transações, tanto para as empresas como para os clientes.

Outra mudança é a adoção de um checklist diferente para cada avaliação nos canteiros de obras e escritório. “Com isso, vamos diminuir a previsibilidade das auditorias e estimular as empresas a investir na melhoria contínua de todos os processos e não só naqueles em que elas não obtiveram notas boas na avaliação anterior”, apontou.

Mais uma solicitação, feita pelas próprias construtoras associadas, é a liberdade para que as empresas inscritas possam indicar qual obra será analisada. Anteriormente, os próprios organizadores definiam, entre as obras em construção de cada empresa participante, em qual seria realizada a auditoria. “Segundo as próprias construtoras, esse formato era benéfico para as empresas com menos obras”, disse o executivo.

Com informações da assessoria de imprensa do SindusconNOR-PR

Cientistas da Suécia criam madeira transparente que pode revolucionar a construção civilAumento de custos deixa indústrias em alerta