SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sindivest Paraná apresenta balanço das atividades realizadas durante 2015

Ano de foi intensa atividade para o sindicato na defesa dos interesses do setor e muitas oportunidades para os associados se qualificarem, inovarem e conhecerem tendências

clique para ampliarO ID Fashion foi um dos eventos promovidos pelo sindicato neste ano. (Foto: Agência Fiep)

O Sindivest Paraná realizou durante 2015 inúmeras atividades. Foram viagens, cursos, participações e promoções de eventos, além de diversas oportunidades para defender os interesses do setor e promover a competitividade e qualificação para os industriais.

Confira a seguir as principais realizações:

Ações

O sindicato promoveu diversas parcerias e ações para estimular e desenvolver o setor. Entre elas está o projeto “Futuras Empreendedoras da Moda”, em parceria com a prefeitura de Piraquara com foco em capacitação; a “Carreta de Saúde do Sesi”, que atua com o objetivo de levar a prevenção do câncer aos funcionários do setor; e o “Moda Compartilhada”, ação social que montou uma loja por um dia para atender pessoas em situação de rua.

Além disto, o sindicato atuou fortemente na negociação salarial deste ano, que se estendeu entre agosto e setembro. O sindicato também trabalhou na busca constante de novos associados, sendo que nove industriais se uniram no fortalecimento do setor.

A terceirização foi outro tema que ganhou atenção do sindicato, que participou de comitiva da Fiep que foi a Brasília discutir e defender mudanças na legislação. O sindicato também buscou atuar para a manutenção da desoneração do setor produtivo e atua em várias frentes na busca pela redução da carga tributária.

Ainda está em elaboração uma Cartilha Educacional de Normal Regulamentadoras, que esta sendo desenvolvida em parceria com o Sesi para orientar acerca das NRs que mais impactam a Indústria do Vestuário.

O sindicato trabalha também na criação de um Grupo de Inovação e Criatividade, que tem como objetivo oferecer ao setor de criação das indústrias cursos, palestras e oficinas voltadas para a criação e inovação.

Cursos

Durante 2015, uma das principais preocupações do sindicato foi colaborar com a qualificação dos industriais e de seus trabalhadores. Confira a seguir a lista de cursos ofertados neste período:

- Como atender o fiscal de Trabalho? - 15 e 16 de abril

- Como evitar problemas trabalhistas? - 20 de maio

- Como lidar com as NRs que mais impactam a Indústria? - 24 de junho

- Oficina de Criatividade em manequim escala metade - 20  e 21 de julho

- Oficina de Criatividade máquinas e acabamentos - 20 e 21 de julho

- Como prevenir problemas ambientais? - 27 de agosto

- Auto Liderança - 16 de setembro

- Formação e Desenvolvimento Gerencial - 05 a 08 de outubro

- Como reduzir sua tarifa de energia elétrica? - 06 de outubro

- Laboratório de Criativação - 13 e 14 de outubro

- Oficina desenvolvimento de produto - 15 de outubro

- Oficina de modelagem - 16 de outubro

- Oficina de ficha técnica - 16 de outubro

- Oficina de Aparelhos - 27 de outubro

Eventos

O sindicato participou em maio do Encontro das Indústrias do Vestuário, Têxtil e Couro, que apresentou a importância do setor e dados acerca do volume de empregos proporcionado por essas indústrias nos municípios paranaenses. Representantes da entidade estiveram ainda do Encontro das Micros e Pequenas Empresas promovido pela Fiep e do Encontro Patronal e Laboral do Vestuário, Têxtil e Couro, também em maio.

O sindicato promoveu também a Oficina de Moda& Tricot, em julho, e o ID Fashion, em outubro, além do Encontro Internacional de Negócios do Vestuário, também em outubro.

Viagens

Em 2015, o sindicato organizou em abril, em parceria com o CIN, uma missão empresarial para Nova York. Lá, os industriais participaram de curso na renomada escola de design Parsons, além de realizar diversas visitas técnicas para conhecer estratégias de marketing e varejo.

Em maio, a executiva do sindicato, Camila Silva de Lima, participou de Talk Show com Costanza Pascolato. Em maio, representantes da instituição participaram da Inauguração do Espaço de Moda em Maringá, em conjunto com reunião com os diretores do Senai-CETIQT (Rio de Janeiro).

Em julho, o Sindivest Paraná se reuniu aos outros sindicatos do Estado para uma reunião de alinhamento sindical, realizada em Maringá. Em agosto, o sindicato participou do Senac Moda Informação em São Paulo. E, em novembro, a presidente do sindicato, Letícia Birolli Ferreira, se uniu a outros industriais para participar do Enai, em Brasília.

Sindivest Paraná promove edição do Sesi Cozinha BrasilCursos de aprendizagem se transformam em oportunidade para jovens e indústrias