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Segunda edição do ID Fashion apresenta a moda paranaense em movimento

Evento reunirá 18 marcas autorais em 24 de novembro, com desfiles e exposição no Museu Oscar Niemeyer

clique para ampliarNo ID Fashion especialistas e consumidores dão feedback às marcas sobre suas peças. (Foto: Divulgação)

Movimento! Esse é o tema escolhido para mostrar o que há de inovador e estilo na moda paranaense durante a segunda edição do ID Fashion, que ocorrerá no dia 24 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A inspiração para o tema vem da leveza, da liberdade e na instabilidade positiva, que gera mudanças e impulsiona a criação. O evento reunirá 18 marcas de várias regiões paranaenses. A mostra é uma iniciativa da Fiep e do Sebrae/PR, com o apoio dos sindicatos do setor.

Em 2015 teve a participação de mais de 2,3 mil pessoas. “O ID Fashion é uma verdadeira vitrine para as marcas do Paraná. É um espaço para gerar tendências, além de uma oportunidade rara de estabelecer contato com o consumidor final e especialistas”, ressalta Luciana Bechara, coordenadora do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep.

O 2.º ID Fashion reunirá 16 marcas representativas do mercado da moda no estado - selecionadas por uma curadoria formada por especialistas da área e formadores de opinião. Estarão presentes no evento as empresas Andressa Castro, Artha, Daniel Tzaschel Couture, Elyane Fiuza Luxury Bags, Feito a mãe, Garota Chic, Jacu, J.UP, Leveza do Ser, Open Studio, Reptilia, Vale da Seda, Via Tolentino, Izabel Angeli, Veine e Ovelha Negra Underwear.

As empresas irão apresentar peças que representem sua identidade em dois momentos principais. No Catwalk, um único desfile apresentará três looks inéditos de cada marca, com espaço individual e marcado para cada uma em um conceito especial, diferente dos modelos tradicionais de desfile.

O segundo espaço, de exposição das peças, ocorrerá durante o Living Lab. O grande diferencial deste espaço é que as marcas recebem avaliação e feedback tanto dos especialistas convidados pelo evento quanto dos consumidores.

O ID Fashion proporciona ainda um espaço para o debate de temas importantes para o setor: o ID Talk. Neste ano, personalidades e profissionais da indústria da moda nacional vão participar de bate-papos interativos com o público sobre a temática “Os Novos Movimentos da Moda”. O objetivo do ID Talk é construir conhecimento e provocar a reflexão sobre temas pertinentes à moda e ao consumo contemporâneos. Esses encontros também serão gratuitos e as inscrições poderão ser feitas no local.

Neste ano, o User Experience também será diferente. O evento contará com uma mega competição entre estudantes: o Desafio Passarela Senai. Neste concurso, os alunos de moda terão 48 horas para desenvolver - desde a concepção - peças sobre um tema proposto pelo concurso e apresentarão o resultado de suas criações em desfile que irá finalizar o evento. As melhores produções serão eleitas e premiadas.

Expectativa

As marcas associadas ao Sindivest Paraná que irão participar do evento já estão em pleno preparativo das peças. Christopher Nascimento, sócio da Artha, empresa especializada na fabricação de vestidos de festa, conta que toda a equipe está envolvida no trabalho. "Estamos numa correria para deixar tudo pronto. São peças mais trabalhosas. Vamos desfilar marca de vestidos de festa. Estamos preparando peças mais complexas, com bastante detalhes artesanais e mistura de materiais, com vários tipos de tecidos, com renda e paetês, o que dificulta também a produção", explica.

Nascimento afirma que acredita que o formato do evento irá possibilitar ao público perceber os detalhes e sutilezas das peças. "A gente espera que seja um evento marcante e que possa esse novo formato possa surpreender. A proximidade com o público acaba valorizando as peças, principalmente no nosso caso, que têm muitos detalhes e muito trabalho manual que poderá ser observado de perto pelos participantes", completou.

Heloísa Strobel, da marca curitibana Reptília, também conta que a empresa está ansiosa pelo evento. "A gente está bem animada e vamos aproveitar a data para lançar nossa coleção para o público durante o evento. Dia 9 de novembro já estamos fazendo uma prévia para os lojistas de São Paulo, mas a coleção virá para o ID totalmente inédita e a ideia é que as pessoas consigam perceber todo o DNA da marca e a identidade da Reptília nas seis peças que separamos e preparamos com todo o carinho para o evento. Acredito que será um sucesso”, salienta.

Com informações da Agência Fiep

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