SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Missão a Pernambuco surpreende industriais pela diversidade do setor encontrada na região

Empresários puderam conhecer desde empresas enormes e estruturadas àquelas mantidas quase na informalidade; contrastes surpreenderam os paranaenses

clique para ampliarIndustriais participaram de missão a Recife e outras cidades em Pernambuco. (Foto: Divulgação)

O Sindivest Paraná realizou no final de setembro uma missão técnica do setor de vestuário a Pernambuco. O objetivo era conhecer a realidade e as práticas das empresas da região, bem como avaliar os meios utilizados para a logística e fabricação, além de questões culturais locais. Os contrastes do setor industrial na região foram a principal surpresa para os industriais paranaenses. Convivem, em cidades próximas, grandes empresas bem estruturadas e instaladas em pequena cidades e uma boa parcela delas atuando praticamente na informalidade, com pouca fiscalização.

Outro ponto que também foi notado pelos empresários, que foram recebidos por Adenísio Vasconcelos, presidente do Sindivest Pernambuco, foram os incentivos estatais para o setor e o clima de parceria no trabalho entre os sindicatos dos trabalhadores e o patronal. Participaram da missão dezessete pessoas, entre eles empresários de Curitiba, de Terra Roxa e representantes da Fiep e do Senai.

Programação

A missão incluiu city tour para inspirações pelas ruas de Recife e visita à famosa feira da Sulanca, em Caruaru. Na cidade, os industriais conheceram ainda as instalações da fábrica Kikorum Jeans, que fabrica jeans adulto, além de visita técnica ao Polo de Caruaru e ao Armazém da Criatividade.

Da cidade, a missão seguiu para Toritama, onde os industriais conheceram diversas empresas e o Centro Comercial do Polo, abrangendo também shoppings de atacado.nde, ocorreu visita técnica à empresa Rota do Mar, especializada no segmento surfwear e também visitaram o Shopping Moda Center, considerando o maior shopping do Brasil e também da América Latina.

De volta a Recife, os industriais conheceram a empresa Babilônia, que fabrica roupas femininas. A programação ocorreu entre os dias 17 (saída de Curitiba) e 22 de setembro (retorno).

Avaliação

Para Mário Ferreira Guimarães, diretor da Spaço Vagun, um dos empresários que participou da missão, a oportunidade foi valiosa. Ele destacou a possibilidade de troca de experiências com empresários de outros segmentos e o conhecimento de uma outra realidade.“Eu vi uma outra realidade, que é muito diferente do Paraná. Pude perceber que existe muito mais incentivo para a indústria lá, em termos de impostos e de geração de empresas novas, que é o contrário do que estamos sentido no nosso Estado, onde está havendo uma desindustrialização. Lá a gente nota também que o custo de produção é muito mais baixo, mas a informalidade é muito grande e são poucas empresas que são realmente legalizadas", explica.

"No entanto, há também algumas empresas grandes e muito estruturadas. Para mim foi de grande valia conhecer essa realidade no Brasil. Conheço a realidade de outros países, como a China, mas não conhecia ainda essa realidade dentro do próprio Brasil”, comentou Guimarães.

A industrial Rosita Birolli Ferreira, proprietária da Garota Chic, de Curitiba, também elogia os resultados da missão. “Fizemos várias visitas técnicas e conhecemos lugares diferentes de confecções, alguns integrados ao varejo. Foi chocante conhecer, por exemplo, uma fábrica tão grande, com mais de 400 trabalhadores, em uma cidade extremamente pequena”, comentou.

Para ela, a troca de experiências com outros profissionais também é uma das vantagens da missão. “Trocamos muitas ideias com pessoas que trabalham em linhas diferentes e foi fantástico. Eu também percebi pelas informações que recebemos que há uma maior parceria entre o sindicato dos trabalhadores e as empresas, o que é muito positivo”, disse Rosita.

Voluntários foram a alma do Moda CompartilhadaConcluídas as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho