SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Ações e Mobilizações movimentaram o Sindivest Paraná em 2016

Atividades, eventos e capacitações deram resultados significativos para o setor e as indústrias. Conheça também o que o sindicato prepara para 2017

clique para ampliarMissão ao Recife foi bastante elogiada pelos industriais. (Foto: Divulgação)

O Sindivest Paraná realizou inúmeras ações em 2016. Foram diversas medidas para possibilitar o desenvolvimento do setor e a proteção e melhoria da competitividade das indústrias do vestuário.

Entre os destaques das atividades do ano estiveram as missões, que possibilitaram a troca de experiências entre os industriais e a descoberta da realidade do setor em outros locais. O sindicato organizou viagem ao Minas Trend, em abril, uma caravana à Febratex, em agosto, e uma missão para Recife em setembro. O sindicato levou também os industriais à segunda edição da Vest Rio, em outubro.

A capacitação foi outra preocupação constante do sindicato, uma forma especial de oferecer às indústrias retorno pelo investimento. Durante o ano, o Sindivest Paraná ofertou os cursos de: Gestão da Produção na Indústria da Moda do Vestuário; Desenvolvimento de Produto com matéria-prima em estoque; Visual Merchandising e Corel Draw para Moda. Além das palestras sobre Gestão em Marketing, Tendências -Inverno 2017 e Tendências -Verão 2018.

Ações

O sindicato se manteve também bastante atuante junto aos associados. Uma dessas ações foi Programa de Articulação - Modelo de Atuação Articulada entre as Áreas Sindical e Mercado do Sistema Indústria, promovido pela Fiep em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A ação teve como meta possibilitar uma nova forma de abordagem das indústrias pelo sindicato, promovendo uma aproximação e troca de informações ainda maior entre o setor produtivo e seu representante.

A negociação da Convenção Coletiva de Trabalho também foi um ponto alto deste ano. Em um cenário difícil, a comissão negociadora conseguiu um consenso, buscando garantir o equilíbrio econômico das empresas e atuar dentro de um panorama próximo aos demais setores.

O sindicato também lutou ativamente contra a sobrecarga de impostos do segmento. Um exemplo desta atuação é a medida judicial ligada ao Decreto Estadual 442, que onerou as empresas paranaenses. Outra vitória foi o direito garantido às empresas associadas que não pertencem ao Simples Nacional da restituição da contribuição previdenciária paga desde 2006 indevidamente ao INSS (20% parte patronal) incidente sobre o aviso prévio indenizado e o 13°salário proporcional.

Eventos

O sindicato realizou também diversos eventos para possibilitar a troca de informações, geração de negócios e parceria entre a instituição e as indústrias. Além disto, representantes do Sindivest Paraná participaram de diversos eventos organizados por outras entidades, sempre na defesa dos interesses do setor.

Veja alguns eventos que contaram com a participação ou apoio do Sindivest Paraná:

• 2°Fórum Transparência e Competitividade (março)
  • Movimento Transforme o Brasil (abril)
  • Oficina de Moda e Tricot (junho)
  • Moda Compartilhada (setembro)
  • Diálogo Empresarial (setembro)
  • Rodada de Negócios Internacional (novembro)
  • 1°Encontro dos Associados Sindivest Paraná (novembro)
  • ID Fashion (novembro)

Ações em Desenvolvimento

O sindicato já programa também uma série de ações que estão em desenvolvimento e devem estar disponíveis em 2017. Entre elas estão a Cartilha Educacional de Normas Regulamentadoras, o Grupo de Inovação e Criatividade, parcerias com novas instituições para qualificação e capacitação do setor e um termo de parceria entre o Sindivest Paraná e o Sesi para consultoria ergonômica. Fique atento e participe das discussões.

Faça aqui o download completo da apresentação das ações do sindicato.

Empresas associadas ao Sindivest aprovam 2ª edição do ID FashionProjeto propõe previsão legal para que a mulher faça exame de gravidez na demissão