SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Indústria tem papel relevante na gestão de resíduos sólidos, diz especialista

Tema foi abordado em simpósio realizado no Campus da Indústria e que expôs os desafios neste setor

clique para ampliarVersão digital do livro tem distribuição gratuita. (Foto: SEMA)

A aplicação da lei federal 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), trouxe uma série de desafios para o setor produtivo. As indústrias passaram a ter mais responsabilidades na gestão de resíduos sólidos e também quanto à Logística Reversa, quando um produto “faz o caminho de volta” entre o consumo e a sua produção. As fabricantes se tornaram responsáveis pela destinação correta daquele “resíduo”, que pode ser aproveitado em outro processo produtivo ou deve ser descartado corretamente.

Segundo a especialista Heliana Kátia Tavares Campos, diretora geral dos Serviços de Limpeza Urbana do governo do Distrito Federal e coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Nacional, o papel a ser desempenhado pela indústria é fundamental.

“O papel mais relevante da indústria no momento é reconhecer que é dela a responsabilidade pelos resíduos de embalagens, pilhas, geladeiras e fogões, por exemplo, seguindo a lei de resíduos sólidos. A responsabilidade é da indústria, que precisa receber de volta as pilhas e baterias, pneus, lâmpadas, embalagens de óleos lubrificantes, e ela (indústria) ainda não cumpre efetivamente esse papel”, comentou.

Heliana participou do 2º Simpósio Meio ambiente Urbano e Industrial (MAUI) Brasil - Alemanha, realizado no início de abril, no Campus da Indústria. O evento, que contou com apoio da Fiep, foi organizado e promovido pela Universidade Federal do Paraná, Universität Sttutgart, Senai no Paraná e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O simpósio reuniu diversos profissionais brasileiros e alemães e teve como objetivo permitir a troca de conhecimentos sobre a gestão de resíduos sólidos, desde sua geração até sua destinação final, buscando a minimização e a valoração do resíduo gerado.

O evento apresentou dados importantes sobre geração e destinação de resíduos sólidos no país. Apenas 31% dos municípios brasileiros realizam a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos sólidos. Em sua maioria (43,3%), esta coleta é feita por catadores, seguido por empresas contratadas (38%) e 18,7% pelas prefeituras.

Além desses dados, também foram apresentados números sobre o déficit em tratamento de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (Snis), para zerar o déficit nesses serviços seriam necessários investimentos de R$ 508 bilhões. Apenas para resíduos sólidos, o valor necessário deste investimento seria de R$ 16 bilhões.

Heliana destaca o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Paraná, por meio dos editais de Logística Reversa e a adequação da lei por parte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A Fiep e seus sindicatos filiados se mobilizam há quase quatro anos para a implantação efetiva da legislação. Cada segmento industrial montou seu plano específico de Logística Reversa, com metas e ações de curto, médio e longo prazo.

Para a especialista, comparando com outros estados, o Paraná está em estágio avançado na sua aplicação. “No Paraná, percebemos que todos os indicadores, no que diz respeito à gestão dos resíduos, estão na frente. A Secretaria de Meio Ambiente lançou em 2012 um edital para as indústrias com proposta de logística reversa. O fato de o estado já ter lançado este edital já é um sinal positivo e está na frente de outros estados”, elogiou.

A professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Mônica Beatriz Kolicheski – que durante o simpósio ministrou o minicurso “Minimização de Resíduos” -, afirmou medidas preventivas podem ser adotadas pelo setor industrial nesta área. “Quando se pensa na minimização de resíduos, o que se foca é a não geração de resíduos, e sim o que é possível fazer para não gerar esse resíduo e quais ações devem ser tomadas neste sentido. São medidas desde a prevenção, mudanças de tecnologia, de equipe e de concepção”, explicou.

De acordo com Mônica, as indústrias precisam avaliar e estudar seus perfis antes de partir para uma ação como esta. “A minimização é essa antecipação, que não é feita somente pra atender a legislação. É realizada para não gerar o resíduo e, com isso, a empresa se antecipa à legislação”, situou.

A professora esclareceu que existem diferentes técnicas para esta minimização, como SGA, logística reversa, desde a cadeia produtiva, a avaliação do ciclo de vida dos produtos, a P+L, a P2, e várias eco eficiências. “Todas essas metodologias podem ser empregadas. Cada empresa deve escolher a metodologia que mais se adequa ao seu perfil”, concluiu.

Líderes exercem papel primordial para motivação da equipe em tempos de criseModa & Tricot: programação rica traz tendências para ajudar as empresas a inovar