SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Vida em sociedade e "sintonia com o bem" são macrotendências de consumo

Engajamento, responsabilidade social e consumo consciente estão em alta, segundo a WGSN

clique para ampliarclique para ampliarA vida em sociedade e nas metrópoles são temas em alta no vestuário (Foto: Reprodução)

A valorização da coletividade, da responsabilidade social e do consumo consciente fazem parte das macrotendências de consumo, de acordo com o Boletim de Tendência de Moda publicado pelo departamento de Inteligência Setorial do Sebrae. De acordo com a publicação, a WGSN - referência mundial em previsão e análise de tendências de moda - apresentou prospecções de comportamento para 2015 e 2016. Entre as principais correntes identificadas pela publicação estão a “Social Superheroes”, “Data Divination” e “Everyday Utopias”.

A tendência de comportamento “Social Superheroes” diz respeito a pessoas que transformam frustrações em engajamento, trabalhando de fato para a melhoria da sociedade e rompendo o individualismo. Estes consumidores estarão focados, segundo a WGSN, em boas ações e práticas no cotidiano e devem prezar o consumo consciente.

“Data Divination” está relacionada com o impacto dos dados no cotidiano das pessoas. De acordo com o Boletim de Tendências, a WGSN afirma que a tendência é de busca por tecnologia para incrementar as funções biológicas e o monitoramento do corpo para viver melhor. Essa corrente também aposta no “low fi”, que prezaria pelo equilíbrio entre a tecnologia e momentos de contemplação, caracterizado pela simplicidade e ligação pela natureza.

Outra tendência apresentada pelo boletim é a “Everyday Utopias”, ligada à criação de utopias e à busca de paraísos no cotidiano. Essa corrente também valoriza a vida simples, sem excessos e vícios. Entre as tendências, o “Re’Love’Ution” engloba ações que buscam no amor a solução para construir uma sociedade mais sólida e coletiva.

Fórum de Inspirações

O Fórum de Inspirações realizado durante o Salão de Design e Inovação de Materiais (Inspiramais), em São Paulo, também apresentou conceitos como Deslocamento, Suavidade e Metrópole, que deverão inspirar as coleções para o Verão 2016. O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de janeiro.

Para receber o Boletim de Tendências é possível se cadastrar gratuitamente no site do Sebrae.

Fiep promove missão do setor de vestuário para Nova YorkAulas do Colégio Sesi começam no dia 9 de fevereiro; matrículas estão abertas