SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Sindivest encerra negociações da Convenção Coletiva de Trabalho

Reajuste foi de 8,35% para o piso salarial - com alguns arredondamentos - e de 7,35% para quem ganha acima do piso

clique para ampliarclique para ampliarPisos salarias do setor foram reajustados em 8,35%. (Foto: Divulgação)

O Sindivest Paraná concluiu, no mês de outubro, as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sitravest, sindicato representante dos trabalhadores. Após um amplo debate que ocupou várias reuniões, ficou definido que o reajuste aplicado será de 7,35% para os salários dos trabalhadores que recebem acima do piso. Já o piso salarial teve reajuste de aproximadamente 8,35%, com alguns arredondamentos nos valores. Os novos patamares passam a valer a partir da data-base de 1º de setembro.

Além deste aumento, o vale alimentação passa de R$ 50 para R$ 65. Demais condições - como a perda do benefício em caso de falta injustificada - foram mantidas. Outras cláusulas da convenção que estava vigente também permaneceram inalteradas durante a negociação.

Confira como ficaram as classificações e salários iniciais do setor após o reajuste:

Nível I - R$ 820,60 - para auxiliares de serviços gerais, tais como serventes, "office - boys" e zeladores.

Nível II - R$ 869,00 - para auxiliares de produção (auxiliar de corte; auxiliar de passadoria; empacotador; arrematador e auxiliar de serigrafia).

Nível III - R$ 919,60 - para operadores de máquina (costura reta, overloque, interloque, galoneira, caseadeira, travete, botoneira, bordadeira automática, prensa), balconista comissionado, outros operadores de máquinas, operador de máquina de corte, serígrafo.

Nível IV -  R$ 1.007,60 - para costureiro profissional (costureiro, bordador, balconista não comissionado e cortador). Neste caso, entende-se como costureiro o profissional que, além de operar todas as máquinas descritas no nivel III, executa a peça inteira.

Nível V -  R$ 1.353,00 - para criação e desenvolvimento de produto: estilista, modelista e encarregado de produção.

Industriais precisam se adaptar às mudanças no mercado de modaItália é exemplo de como uma marca forte agrega valor ao produto