SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Viagem pelo luxo da moda italiana

Comitiva da Fiep, formada por industriais do vestuário, participou de uma missão empresarial na região de Milão

clique para ampliar>clique para ampliarMembros da comitiva brasileira em reunião no Promos Milano (Foto: Divulgação)

Luxo e inovação. Estas foram duas características marcantes da indústria italiana de moda percebidas pelos participantes da Missão Brasileira da Moda à Itália 2014. Realizada entre os dias 8 e 12 de setembro em Milão, a missão foi organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), em parceria com a ApexBrasil e apoio do Sebrae e da Enterprise Europe Network.

A viagem contou com 48 integrantes. Do Paraná estiveram presentes: Luciana Bechara, coordenadora do Conselho do Vestuário da Fiep; Rita de Cássia Graf, proprietária da marca Dentro D'Água; Cláudia Brenner, designer da Miss Nuvem; Marcelo Surek, sócio da Decelo; Alexandre Destefano, gerente do Senai; e Carla Werkhauser, coordenadora do setor de vestuário do Sebrae.

Diferencial italiano

Nas visitas feitas a feiras, clusters produtivos e instituições de pesquisa, ficou evidente a preocupação dos italianos em se diferenciar com produtos de luxo. “Eles primam por peças com acabamento de costura impecável. Possuem inovações tecnológicas e muitos diferenciais em tecidos e acessórios. Por outro lado, a produção é pequena e especializada, pois para vender peças a preço premium não se pode ter muitos modelos iguais”, explica Luciana Bechara.

“As empresas italianas do setor têxtil são geralmente pequenas, possuindo em média de 17 funcionários. Apesar de o setor da moda italiana ser o mais importante da Itália, este não recebe qualquer proteção por parte do governo”, observa Claudia Brenner.

Aprendizado

No roteiro, a comitiva brasileira assistiu a diversas palestras em instituições de ensino superior, como o Centro Politécnico de Milano, NABA e Domus Academy. O grupo participou ainda de um workshop na Camera di Commercio Milano e visitou a feira Milano Única.

Também foi marcante a visita à PO.IN.TEX – Polo Innovazione Tessile, associação de empresas, consórcios e entidades de pesquisa que tem como objetivo promover a competitividade industrial através da inovação cooperativa. “Ela faz parte da TEXTILE 2020, considerado o maior cluster têxtil do mundo, contando com mais de 900 empresas e centros de pesquisa”, afirma Cláudia.

clique para ampliar>clique para ampliarRewoolution: nova linha de produtos italianos feitos de lã para artigos esportivos (Foto: Divulgação)

Para Luciana, a missão trouxe grandes aprendizados. “Nossa cultura está muito americanizada e não nos preocupamos onde é feita a peça e nem se é bem feita. E na Itália visitamos empresas de 150 anos, que valorizam seus produtos e exportam para o mundo todo. Investem em design e principalmente em inovação tecnológica em tecidos. Por isso estão à frente dos chineses neste quesito. Como já passaram por duas guerras e várias baixas de consumo, têm muito mais experiência para enfrentar crises do que nós”.

De acordo com a presidente do Sindivest, os industriais brasileiros também agora passam a considerar a possibilidade de importar matérias primas italianas tecnológicas e itens como botões, fitas e zíperes.

Inovação e investimento em marca são saídas para indústrias da moda conquistarem mercadoIndustriais precisam se adaptar às mudanças no mercado de moda