SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Contribuição Confederativa é obrigatória para os associados

Pagamento acontece conforme condições e calendários definidos pelo sindicato, em Assembleia Geral Extraordinária

clique para ampliar>clique para ampliarContribuição Confederativa ajuda o sindicato a manter sua estrutura, resultando em benefícios aos associados (Foto: Freeimages)

As indústrias associadas devem ficar atentas ao calendário de pagamento da Contribuição Confederativa, conforme as definições do sindicato que representa o setor. Os recursos obtidos por meio da contribuição são usados para custear a manutenção do sistema confederativo do sindicato, que fica com 80% do volume total de arrecadação e repassa 15% do total para a Fiep e outros 5% para a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O recolhimento deve obrigatoriamente ser feito pelas indústrias que integram o quadro da entidade. De acordo com Débora Negrello, coordenadora do Departamento de Arrecadação Sindical da Fiep, a cobrança da Contribuição Confederativa é deliberada em Assembleia Geral Extraordinária. “São os próprios industriais que votam pela sua realização. Assim, é uma contribuição obrigatória para os associados”, destaca.

A definição dos valores e das condições para pagamento é estabelecida pelo próprio sindicato. Em sua maioria, as entidades fazem a cobrança da Contribuição Confederativa no segundo semestre, com o objetivo de não onerar o industrial, visto que no primeiro semestre ocorrem várias obrigações. Os sindicatos são responsáveis pelo aviso e envio das guias para o pagamento. No caso do Sindivest, o pagamento já ocorreu no início do ano.

De acordo com Débora, esta contribuição retorna em benefício para o próprio industrial, por meio de todos os serviços que o sindicato oferece aos associados. “A contribuição pode ser considerada como um investimento, pois o industrial vai enxergar o benefício que ela causa dentro de sua indústria. Isso torna a categoria ainda mais forte, com maior representatividade”, salienta Débora.

A coordenadora enfatiza que o associativismo é, atualmente, uma das melhores ferramentas para o industrial, pois através da representação por meio dos sindicatos é possível obter benefícios e serviços. Isto impacta diretamente na indústria, significando melhorias no dia a dia do negócio.

Problemas de dependência química devem ser analisados com cuidadoAssociados visitam a Febratex