SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Oficina de Moda e Tricot apresenta tendências de outono/inverno

Evento foi promovido no Campus da Indústria, pelo Sinditêxtil e o Sindivest. Oficina contou com palestras, exposições e desfile de moda

clique para ampliar>clique para ampliarAlém de oferecer palestras, a oficina se destacou pela realização de um desfile com peças produzidas por expositores (Foto: Gilson Abreu)

As principais tendências do outono/inverno de 2015 foram apresentadas no dia 29 de julho, na Oficina de Moda e Tricot, realizada no Campus da Indústria. Com 220 inscritos - sendo 170 presentes -, o evento foi promovido pelo Sindivest e o Sinditêxtil. Além disto, 96 empresas do setor foram representadas na oportunidade.

Confira mais imagens do evento.

Além de oferecer palestras, a oficina se destacou pela realização de um desfile com peças produzidas por expositores, que também exibiram novidades no segmento de aviamentos, malhas, máquinas e etiquetas.

“Este ano, inovamos com a apresentação dos desfiles, coordenados por Silmar Alves e Edson Korner, e também aumentamos o número de expositores. No futuro, queremos tornar o evento itinerante e levá-lo a outras cidades do Paraná”, afirmou o presidente do Sinditêxtil, Nelson Furman. Para ele, a oficina cumpre a função de trazer informações estratégias aos industriais do setor. “Em um mercado tão competitivo, só com informação poderemos crescer e estar à frente dos concorrentes.”

Presidente do Sindivest, Luciana Bechara destacou o caráter singular da oficina. “Esse é o único evento sobre tendência de moda em Curitiba e antecipa novidades que já circulam fora do Brasil. Além disso, é uma ação que gera novos negócios para o nosso mercado”, afirmou.

Fortalecimento do setor

Participantes de diversas cidades do Paraná, tais como Imbituva, Ponta Grossa e Londrina, e de outros Estados como Santa Catarina e Sergipe, prestigiaram a oficina. Proprietária de um ateliê de roupas de festa, a empresária Márcia Bragato esteve na oficina juntamente com um grupo de 20 pessoas de Apucarana. “Achei muito interessante essa programação e como vou começar a produzir roupas para crianças, vim conhecer as tendências para o público infantil”, contou Márcia.

De Curitiba, a produtora de eventos de moda Karol Greenhalgh foi atraída pelas tendências masculinas e femininas. “Eu estudo marketing de moda e essa oficina oferece uma série de informações valiosas para se pensar esse segmento”, disse Karol.

Gerente de vendas da Acrilan, empresa produtora de fios têxteis, Ralf Michelson ressaltou a importância de participar da oficina como expositor. “Há mais de dez anos apoiamos esse evento, que é fundamental para divulgarmos nossos produtos às malharias.” Na área de exposição, a oficina também contou com a participação das empresas BC Malhas, Fios Amparo, HACO, Linx, ML Minas Lã, Palácio das Lãs, Paramount, Pengir e RVB.

Lições de moda

Quatro consultores se revezaram em palestras ao longo da oficina. A moda infantil foi abordada por Paula Picker, enquanto Amauri Marques falou sobre as tendências do segmento masculino e Denise Moraes discorreu sobre o vestuário feminino. Já a consultora Iva Cardinala abordou o tema Mercados Potenciais para o Vestuário na América do Sul. Confira, a seguir, um resumo das principais tendências do outono/inverno de 2015.

Feminino

No universo casual refinado, serão destaques paras a mulheres as cores tradicionais, tais como: bege, camelo, cinza claro e escuro, oliva, off-white, nude e marinho. “A tendência é adotar um estilo fácil, casual e elegante, com muita sobreposição, mas mantendo um look fresco e moderno”, diz a consultora Denise Moraes. Em relação a estampas, ela destaca a influência do movimento estético inglês Arts & Crafts e, por isso, as peças ganham imagens folclóricas e de animais do universo de contos de fada. “Também serão muito valorizadas peças com bordados e aplicações feitas à mão”, afirma Denise.

Masculino

Para os homens, a cor da estação será o azul. As peças que mais representam a estação serão a camisa e a malha de tricô moderna. Também estarão em alta as jaquetas “bomber”, com camisas elegantes por baixo. Matérias-primas nobres, com certo brilho, relevos e texturas também serão destaque. “O homem está mais vaidoso e seguro de si, para se expressar de maneira mais livre. As referências do passado estão presentes, mas com novos significados”, afirmou o consultor Amauri Marques.

Infantil e bebê

Nas crianças, as roupas ganham a influência do universo rockabilly dos anos 1950. “As peças terão a combinação de rendas e animal print, paetês e padrões gráficos, lurex e peças em couro ecológico. Tudo se junta para formar uma coleção com cores pop e estilo feroz”, explica a consultora Paula Picker. Em um clima de aconchego e aventura, florestas e animais como raposas, quatis e corujas também se destacam nas estampas. Já as peças em tricot exploram ainda mais maciez e volume.

Ponta Grossa recebe 1º Encontro de Confecção dos Campos GeraisProfissionais participam da Oficina de Aparelhos do Vestuário