SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Empresas do Sindivest aderem ao Plano de Logística Reversa

Sporting Way, Be Little e Tick Tack Toe fazem parte do plano, que vai diminuir o desperdício e gerar renda a partir de resíduos que seriam descartados no meio ambiente

Até o momento, três empresas do Sindivest já aderiram ao projeto do Plano de Logística Reversa: Sporting Way, Be Little e Tick Tack Toe.

Obrigatório por lei, o plano apresenta a melhor relação de custo benefício para as empresas, quando feito por meio de uma parceria com o Sebrae e dentro do período regulamentado. Um resumo sobre o plano pode ser lido neste link.

“É importante que as empresas do nosso sindicato participem efetivamente do programa. Com isso, os custos são reduzidos para todos. Além disso, quem adere voluntariamente agora ganha mais tempo e, nesse período, as empresas ficam imunes de serem autuadas por uma fiscalização”, conta a presidente do sindicato e proprietária da Be Little, Luciana Bechara.

Para a proprietária da Tick Tack Toe, Sueli Herman, a adesão ao plano está ligada com a filosofia da sua empresa. “Trabalhamos com produtos voltados para a maternidade e os bebês. Assim precisamos ajudar a cuidar desse mundo que vai receber essas crianças, reduzindo a poluição do meio ambiente”, afirma.

Na avaliação de João Macedo, dono da Sporting Way, os investimentos para se adequar ao plano são plenamente válidos, diante dos resultados que serão obtidos: “gerar renda a partir de toneladas de resíduos que seriam desperdiçados é uma medida super positiva”.

Aproveitamento de materiais

Segundo Cláudia Lacerda, analista técnica da gerência de fomento e desenvolvimento da Fiep, a depender do sistema de cada indústria, até 5% da produção de tecido pode ser perdida durante os cortes das peças. Diante disso, o Plano de Logística Reversa também busca sanar desperdícios. “Em 2009, foi feito uma estimativa de que, no sudoeste do Paraná, cerca de 400 toneladas de aparas eram perdidas por ano”, informa Cláudia. Quantificar e qualificar os resíduos é, portanto, uma das principais ações do Plano de Logística Reversa. Com esses dados, as empresas podem traçar planos para aproveitar esses materiais em outras atividades.

A Fiep desenvolve pesquisas para utilizar os resíduos têxteis na produção da “manta verde”, material que propicia isolamento térmico e acústico, e pode ser usado na construção civil. “Nesse momento, procuramos empresas parceiras para produzirmos esse tipo de produto”, destaca Cláudia.

Oficina de Moda e Tricot antecipa tendências para o outono/inverno de 2015Sindivest se prepara para missão empresarial na Itália