SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Lições sobre a moda americana

Sindivest esteve presente na missão Circuito Moda Nova York. Empresários brasileiros puderam entender melhor como os americanos trabalham o merchandise e o visual de loja

O Sindivest participou, de 31 de março a 9 de abril, do Circuito Moda Nova York. Esta é uma missão de capacitação e pesquisa em moda desenvolvida pelo Senai, em parceria com o CIN, e articulado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

No roteiro, os participantes assistiram a três dias de aula na Parsons - The New School of Design, escola referência para o design de moda. Durante as aulas foram abordados os temas “Como fazer tendência de Moda”, “Moda nas Mídias Sociais - Como marcar presença” e “Merchandise e Visual de Loja”. Na missão, também foram feitas visitas técnicas a lojas como Macy's, Zara, H&M, Saks, Desigual, Forever 21, Abercombrie, Aeropostale e Nike.

Para a presidente do Sindivest, Luciana Bechara, o ponto principal desta missão foi como as lojas e marcas trabalham o merchandise e o visual de loja.

“Eles fazem todo um trabalho em cima do produto para vender e parece até que pouco importa o produto e sim como, onde e quando vender. Existe uma estratégia por trás das vitrines e corners em cada loja. Hoje, as escolas de moda investem na parceria do designer de moda com o merchandise promoter. Eles precisam trabalhar juntos e um valorizar o trabalho do outro para que a marca tenha sucesso”, conta Luciana.

Na opinião da presidente, por sua criatividade, a moda brasileira pode em muitos momentos estar à frente da americana. Porém, é preciso aprender a vender e promover esta criatividade, tal como fazem os americanos. “Infelizmente, nossas escolas de moda só ensinam a desenvolver produto e não como vendê-lo e valorizar a marca através dele”.

Linhas de crédito do BRDE impulsionam novos negóciosSindicato promove encontro com empresários do setor do vestuário em Ponta Grossa