SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Paraguai se aproxima do Paraná para prospecção de negócios

Representantes da Rediex conheceram diversos setores produtivos do estado em reuniões na Fiep. Sindivest esteve presente nos encontros

clique para ampliar>clique para ampliarEncontro reuniu empresários do setor do vestuário e representantes da Rediex do Paraguai (Foto: Agência Fiep)

Representantes da Rede de Atração de Investimentos e Exportação do Paraguai (Rediex) estiveram reunidos nos dias 10 e 11de março na Fiep para conhecer as características dos setores produtivos do estado, prospectar novas possibilidades de negócios e apresentar as leis de incentivo para novos investidores no país.

O Sindivest participou desses encontros, junto com o Conselho Setorial do Vestuário e outros empresários dos setores de plástico, madeira, móveis e metalmecânico.

Para a presidente do Sindivest, Luciana Bechara, que participou da reunião de aproximação com a Rediex, foi possível perceber que o interesse do Paraguai nas empresas paranaenses aumentou. “Existem muitas oportunidades para empresas do Paraná se instalarem ou estabelecerem parcerias de negócios com o país. O interesse dos paraguaios em investimentos paranaenses cresceu e eles estão desenvolvendo sua industrialização”, disse. Segundo Luciana, as informações obtidas durante o encontro serão levadas para conhecimento dos empresários do setor do vestuário. “Nossa expectativa é que sejam realizados negócios, se possível, ainda neste ano”, concluiu.

Segundo o diretor da Rediex, Raul Florentin, os encontros permitiram um maior conhecimento sobre o perfil econômico do Paraná e alguns dos seus principais setores produtivos. “Queremos estabelecer parcerias entre as duas partes e fazer com que o Paraguai também se torne parte da cadeia produtiva do Paraná por meio de futuras empresas que possam vir a se instalar em nosso país”, disse. Para ele, são diversos os benefícios que o Paraguai pode oferecer para as indústrias brasileiras, como a Lei 60/90, para investimentos, e o Regime de Maquila, criado para industriais exportadores do país. “Queremos uma relação de ganha-ganha, na qual os dois países possam se beneficiar de possíveis parcerias”, destacou.

A realização desses encontros dos setores produtivos foi o segundo passo após a visita da Fiep ao Paraguai. Para o gerente de Relações Internacionais e Negócio Exterior do Sistema Fiep, Reinaldo Tockus, as conversas entre empresários e representantes de sindicatos permitem materializar com mais segurança a geração de negócios que podem alavancar a econômica industrial e contribuir mais ainda com o PIB nacional.

Ele acrescenta que o Paraguai já um grande parceiro do Brasil. “Existem diversas empresas que já se internacionalizaram a partir deste país e estão tendo resultados, melhorando seus negócios aqui dentro do Brasil. Existem oportunidades e isso deve ser aproveitado. Desta forma, nossas empresas podem melhorar suas operações industriais e seus resultados”, afirmou Tockus.

Programa eSocial poderá ter seu prazo de implantação prorrogadoEnjoy Baby passa a integrar o Sindivest