SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Sucesso das missões comerciais depende diretamente do planejamento das empresas

Em curso realizado no Campus da Indústria, consultor Jorge Lunardi tirou dúvidas dos empresários sobre as missões. De 31 de março a 9 de abril, Sindivest participa da missão Circuito Moda Nova York

clique para ampliar>clique para ampliarMissões e feiras internacionais podem trazer bons resultados para as empresas (Foto: Divulgação)

Para que os industriais conheçam a realidade de outros mercados, aprimorando a sua competitividade, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep organiza este ano 24 missões comerciais para diversos países. Diante disso, leva vantagem o empresário que aproveita essas oportunidades e que, principalmente, estabelece um planejamento para tirar o máximo dessa experiência. Assim aconselha o consultor Jorge Lunardi, ministrante do curso “Feiras e Missões comerciais: Por Que, Quando e Como participar”, que será realizado no dia 28 de maio, no Campus da Indústria, em Curitiba.

Gerente do CIN, Janet Castanha Pacheco destaca uma procura crescente pela participação nas missões. “Sabemos que todos os segmentos da indústria podem se beneficiar participando delas. As missões geram capacitação, conhecimento e contatos privilegiados, pois todas as portas se abrem para a Fiep no exterior”, destaca Janet.

Depois de participar de uma missão na China, de 31 de março a 9 de abril o Sindivest participa da missão Circuito Moda Nova York. “Essa missão será importante como estudo de moda e tendências, por meio de visitas técnicas. Nessa ocasião vamos entender como os americanos criam suas marcas e as lançam no mercado”, conta a presidente do Sindivest, Luciana Bechara, que vai representar o sindicato e o Conselho do Vestuário da Fiep.

Dúvidas frequentes

O consultor Jorge Lunardi aponta as dúvidas mais frequentes sobre as missões. A primeira se refere aos resultados obtidos. “Ainda há uma visão de que a feira é mais um passeio onde se ganham brindes, mas nada se concretiza. Mas isso acontece quando o empresário não se prepara adequadamente ou então quando se criam expectativas enganosas”, diz Lunardi.

Para a missão valer a pena, o consultor aconselha, em primeiro lugar, planejamento. “Não adianta ir para qualquer feira. O empresário deve buscar o melhor evento que atenda suas necessidades e deve se preparar para isso. É preciso saber o que vai buscar, quais visitas técnicas serão feitas e quais materiais serão levados. Se você não escolhe a feira correta e não se prepara, o risco de não ter sucesso é grande.”

Em relação ao custo-benefício das missões, tudo depende também do planejamento. “Hoje, com seis mil dólares, é possível participar de uma missão para a China, um valor que não é exagerado, comparado com o que muitos gastam agradando compradores ou expondo produtos em feiras. Se a viagem é bem planejada e se a empresa se prepara para isso, o custo vale a pena”, diz Lunardi.

Benefícios

Além de observar melhor seus concorrentes, um empresário que conhece outro mercado pode identificar novos fornecedores, parceiros de produção ou representantes. “Mas só identifica essas possibilidades aquele que faz planejamento prévio”, ressalta o consultor.

Por mais que os resultados normalmente não venham em curto prazo, as missões podem gerar reflexos determinantes na trajetória de uma empresa. “Há dois anos, um fabricante de portas do interior do Paraná estava decidido a abandonar sua produção para se transformar em um representante de produtos chineses, que estavam dominando o mercado. Mas após uma visita a esse país, ele mudou de ideia e resolveu modificar o seu processo de produção, voltando a ser um grande produtor de portas”, conta.

A pesquisa por tendências e oportunidades pela internet, segundo Lunardi, muitas vezes traz a ilusão de que não é preciso sair de casa para se conhecer o mundo. “Mas a internet revela só uma parte das informações. Para se conhecer outra realidade e identificar oportunidades, você precisa ir ao local e conhecer pessoalmente. É quando temos grandes surpresas”, garante.

Programe-se

Para estar a par das tendências do mercado, o consultor Jorge Lunardi recomenda que os empresários participem de, no mínimo, duas missões por ano, não necessariamente internacionais. Previamente, é importante que o empresário reserve um fundo para custear as viagens, visto que nem todas são subsidiadas. Este ano, o CIN organiza missões para países como Alemanha, Paraguai, EUA, México, Japão, Itália, Israel, África do Sul, França, Rússia, China e Peru. A expectativa é que cerca de 500 empresários participem dessas ações.

Confira o calendário do CIN aqui.

PBC em Maringá foi canceladoPrograma eSocial poderá ter seu prazo de implantação prorrogado