SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Corredor da moda paranaense tem que se renovar

Presidentes dos três maiores sindicatos do setor falam da necessidade de avanços durante o Fórum de Inovação

O Paraná caiu do segundo para o quarto lugar na produção têxtil e de confecção de vestuário nos últimos anos, mesmo dominando toda a cadeia produtiva. A falta de investimento é apontada como um dos fatores para essa redução. O assunto foi debatido no 1º Fórum Norte Paranaense de Inovação no Setor do Vestuário, realizado mês passado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (Sivale).

O primeiro dia do encontro foi marcado por uma palestra discutindo o corredor da moda paranaense. Estiveram presentes os presidentes do Sivale, Maria Abigail Fortuna, do Sindicato do Vestuário de Maringá (Sindvest), Cássio Murilo de Almeida, e a presidente do Sindicato do Vestuário de Curitiba, Luciana Bechara.

O setor têxtil e do vestuário paranaense tem mais de 5,5 mil indústrias em atividade, que respondem por 2,5% do PIB industrial e geram cerca de 100 mil empregos. No entanto, boa parte dessa produção industrial é de marcas de outros estados. “O Paraná não faz moda. O Paraná é obreiro e tem que começar a pensar em aplicar a criatividade em desenvolvimento de moda”, apontou a presidente do Sivale, Maria Abigail Fortura.

“Para a gente conseguir ser um estado que faz moda e que tenha relevância nacional do vestuário, temos que ter mais visibilidade, mais união do setor e focar na inovação”, afirmou a presidente do Sindicato do Vestuário de Curitiba e  Região, Luciana Bechara.

Além disso, a alta taxa tributária e a injeção de produtos chineses impedem outros avanços para o setor. “O nosso crescimento é perto de 1%, concorremos demais com os importados que cresceram quase 200% no período. Uma peça de roupa no país tem 40% de imposto, se trouxer uma roupa de outro país o imposto será de 20%. Fora os encargos trabalhistas que encarecem o custo de mão de obra”, disse Luciana Bechara.

“Embora representemos apenas 8% do PIB (Produto Interno Bruto), o governo tem que olhar para essa questão para que possamos concorrer internamente com produtos importados e passar a exportar, mostrar para o mundo que nossa roupa é muito boa, aproveitando toda a cadeia têxtil e de confecção que dominamos aqui”, salientou a presidente do Sindicato do Vestuário de Curitiba.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Associativismo, arrecadação e criatividade despertam atenção de sindicalistasPara cuidar dos filhos com estilo