Sinditêxtil PR

Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Presidente da Fiasul vê 2017 como ano de início da retomada e crescimento

Dois anos após passar por incêndio que destruiu uma das plantas industriais, a empresa já retomou boa parte da produção e projeta para o próximo ano continuidade da recuperação, com os olhos em um futuro de crescimento e verticalização

clique para ampliarAugusto José Sperotto, presidente do Conselho de Administração da Fiasul (Foto: Agência Fiep)

Pouco mais de dois anos após um incêndio ter destruído, no dia 19 de setembro de 2014, uma das plantas industriais da empresa, a Fiasul já retomou boa parte da produção e tem o olhar para um futuro de crescimento, com a verticalização e produção de novos produtos na cadeia.

A história da Fiasul, representante emblemática do setor têxtil no Paraná, é de superação desde o início, como conta o presidente do Conselho de Administração da empresa, Augusto José Sperotto. O industrial afirma que a companhia começou em 1994 quando ele e um grupo de empresários assumiram a fiação da Coopagro, uma cooperativa que enfrentava na época uma liquidação extrajudicial.

“A empresa tinha a produção concentrada em fio cardado e produzia, na época, 280 toneladas do produto por mês, que era o que todo mundo produzia. Quando assumimos acreditamos que precisávamos produzir e oferecer algo diferente e buscamos estruturar e modernizar o parque industrial para fabricar o fio penteado”, explica.

De lá para cá, além da fábrica de fios penteados, empresa inaugurou outra planta, a de fio "open-end" e a produção atingiu mais de 1,2 milhão de quilos de fios por mês. A indústria estava em velocidade de cruzeiro e crescimento quando foi atingida pelo incêndio. Apesar da cobertura do seguro, a burocracia dificultou o acesso ao recurso e, unido à crise econômica que assolou o país no ano passado, a empresa sofreu um prejuízo de mais de R$ 55 milhões, tendo queda de 50% no volume de produção e 45% do faturamento.

Retomada

“A Fiasul é uma empresa que veio do nada e ressurgiu das cinzas”, define Augusto José Sperotto. Pouco mais de dois anos depois do acidente, o industrial está confiante no futuro. Apesar das dificuldades, a companhia já retomou a produção de 40% na fábrica atingida e pretende voltar à capacidade total até o final de 2017.

As máquinas, bastante caras e importadas da Alemanha, vão chegando e sendo instaladas; a produção, que aproveita fibras oriundas do processo da fabricação de fios penteados, vai sendo retomada. Atualmente, quatro das nove máquinas que devem compor o parque industrial já estão em operação.

E Sperotto vê com bons olhos o futuro. Avaliando a realidade, ele acredita que o consumo está em crescimento e deve melhorar ainda mais. “A cada dois ou três anos vem uma crise e a empresa precisa estar estruturada e preparada para enfrentá-la. O momento que vejo agora é de uma perspectiva muito boa. Eu vejo um horizonte pela frente. É possível ver que o consumidor está disposto a consumir um pouco mais e está acreditando um pouco mais. Em abril ou maio do ano passado, no auge da crise, começaram as demissões e todos os consumidores se retraíram e pararam de comprar. Ocorreu uma crise de confiança das pessoas”, avalia.

Segundo o industrial, a superação do momento político também está ajudando na retomada. “Percebo que aos poucos essas algemas estão sendo abertas. O consumidor e o empresário estão voltando a acreditar. Essa insegurança na política nacional que nós vivemos até poucos dias repercutiu muito negativamente. Agora, também estamos virando a página com as eleições e temos um horizonte, pelo menos nos próximos dois anos de estabilidade. Para o ano que vem acredito que haverá uma retomada no crescimento, pode ser que não tenhamos um excelente índice para o nosso Produto Interno Bruto, mas com certeza teremos uma recuperação da economia, com números bem melhores que vivemos agora”, indica. 

Fiasul

Para a Fiasul, Sperotto também afirma que 2017 será um ano de retomada 'antes do voo'. A empresa tem como meta retornar à capacidade total de produção, com a recuperação completa do parque industrial. Já o futuro é de alçar voos mais amplos. Está nos planos da empresa a verticalização e a produção de novos produtos. Passos firmes para a companhia que já tem na sua história os caminhos da superação.

Índice de Confiança do Empresário Industrial sobe para 53,7 pontos, afirma CNIVínculo com sindicato garante valores mais acessíveis nos cursos da Faculdade da Indústria IEL