Sinditêxtil PR

Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Empresas paranaenses do Pacto Global da ONU debatem desenvolvimento sustentável em Curitiba

Encontro reuniu representantes do setor privado, governo e das Nações Unidas

clique para ampliarEmpresários reunidos para debater desenvolvimento sustentável. (Foto: Agência Fiep)

Em junho, o Sesi Paraná reuniu representantes do setor privado, do governo e das Nações Unidas em Curitiba para debater como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser implementados no cotidiano de empresas. O evento contou com a participação de corporações signatárias da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Beatriz Martins Carneiro, secretária-executiva da iniciativa brasileira, afirmou que a Agenda 2030, como é conhecida a meta de aderir ao desenvolvimento sustentável, “é a espinha dorsal das empresas, tanto internamente quanto para os negócios”. “É a forma de transição para uma nova economia, com menos desigualdade e impacto ambiental. Fora que traz mais oportunidades, como novos modelos, tecnologia e inovação”, afirmou em entrevista à agência de notícias das Nações Unidas no Brasil.

Ela explicou que as companhias podem adotar cinco atitudes básicas rumo à Agenda 2030: entender o que são os ODS; definir prioridades; ver quais são os Objetivos Globais mais impactantes para o seu negócio; estabelecer metas; integrar ações e traçar uma estratégia de acompanhamento e comunicação dos avanços.

Também presente no evento, o diretor do Programa de Desenvolvimento Local do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), Alex Mejia, lembrou que são necessários 10 trilhões de dólares para garantir o cumprimento da Agenda 2030.

“Hoje a evasão de dinheiro chega a quase 800 bilhões de dólares. Os países precisam focar em controlar os fluxos ilícitos, pois reduzindo a lavagem de dinheiro e a sonegação de impostos, os governos terão dinheiro para implementar a Agenda”, destacou. Além disso, várias ações que envolvem o ODS podem ser implementadas com pouco ou nenhum recurso, explicou Mejia.

Durante o encontro, o superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, e o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, receberam a bandeira da ONU do representante do Unitar. O Sesi é uma das 714 organizações brasileiras signatárias do Pacto Global.

Com informações da agência de comunicação da ONU

Congresso Internacional Abit 2016 reafirma setor têxtil como estratégico para o crescimento da economiaPlano Estadual de Infraestrutura e Transportes pontua obras importantes até 2035