Sinditêxtil PR

Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Indústrias tentam se adiantar no cumprimento das normas trabalhistas

A legislação trabalhista e a relação da indústria com sua aplicação foram temas de um curso promovido pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA)

clique para ampliar>clique para ampliarSegundo Maria Inez Diniz de Medeiros, as indústrias estão investindo na contratação de profissionais especializados para minimizar os problemas com o cumprimento da legislação trabalhista (Foto: Julio César Lima)

O maior esclarecimento sobre a legislação trabalhista e sua aplicabilidade, principalmente ao que se refere às normas de segurança, podem evitar muitos problemas. Segundo a especialista em Direito do Trabalho e ex-delegada regional do Trabalho em Pernambuco, Maria Inez Diniz de Medeiros, as indústrias têm investido em profissionais que detenham o conhecimento sobre as leis para evitar uma série de atritos ou problemas com a Justiça.

“O empresariado tem investido maciçamente no conhecimento e na qualificação para treinar empregados no sentido de cumprir a legislação, sobretudo na área de segurança do trabalho. Ele tem exata compreensão da importância disso, no entanto, encontra limites econômicos. Não cumpre (a lei) não pela falta de vontade, mas sim pelos exíguos prazos para o cumprimento delas”, comenta. Maria Inez ministrou o curso “Como evitar problemas trabalhistas”, no Campus da Indústria, em Curitiba, como parte do ciclo de eventos do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizado em parceria pela Fiep e Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Para a especialista, uma das alternativas para os industriais evitarem problemas seria adiantar-se às mudanças, assim como sempre dar melhores condições de trabalhos. “Acho que o empresariado tem se conduzido bem na medida em que contrata profissionais especializados para explicar a matéria (trabalho) e democratizar o conhecimento técnico. Ao mesmo tempo, está buscando oportunidades de crédito para compra de maquinário novo que venha atender à normatização atual”, diz Maria Inez, referindo-se às normas regulamentadoras.

Normas regulamentadoras

Durante o curso, Maria Inez falou que a NR-12 vem sendo foco de uma atenção especial. “O cumprimento da NR-12 é a vedete das preocupações pela complexidade - pela quantidade de itens, pois temos 344 itens a serem trabalhados - e por soluções ainda não identificadas, como são os casos do descarte de máquinas”, salienta. Para ela, ainda existem as questões de dificuldade para adequação de equipamentos e o impacto financeiro, sobretudo pela quantidade de micro e pequenas indústrias, além das condições de qualificação por profissionais especializados que tenham a percepção de projetos adequados e em acordo com a legislação para este caso.

Justiça do Trabalho

A fiscalização no âmbito trabalhista está sendo rigorosa, segundo a especialista, mas em alguns casos tem prevalecido o bom senso na aplicação das punições. “Diria que através do diálogo qualquer situação de conflito pode ser resolvida a contento. A lei tem que ser cumprida. Auditores fiscais do trabalho e outras tantas autoridades, como promotores e juízes, têm a função de cobrar o seu cumprimento. No entanto, é através do diálogo que vamos entender as formas de execução e as possibilidades que cada empresa tem de cumprir os ditames da lei”, considera.

Maiores problemas trabalhistas

Maria Inez também comentou sobre os maiores problemas trabalhistas enfrentados pela indústria. De acordo com ela, cada segmento tem as suas infrações mais constantes. Uma das principais é o controle da jornada de trabalho. “Outros problemas serão referentes à segurança no trabalho, na qual a complexidade das normas e a dificuldade de cumprimento atinge outra faixa de público”, avalia.

A especialista lembra que a legislação trabalhista é complexa e extensa, composta por muitas normas. Por isso, surgem muitas dúvidas e dificuldades nos cumprimentos das exigências, o que pode resultar em multas altas, ações regressivas e outros procedimentos em função do não cumprimento das regras.

Serviço

Para saber sobre outros treinamentos oferecidos por meio do PDA, entre em contato com o sindicato ou pelo e-mail pda@fiepr.org.br.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Setores têxtil e de vestuário entregam demandas aos candidatos ao governoIndustriais precisam se adaptar às mudanças no mercado de moda