SINDIREPA TOLEDO

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo

Autopar reúne reparadores em importante feira para o setor

Profissionais conheceram novidades em tecnologia e serviços, incluindo capacitação e meio ambiente

clique para ampliar>clique para ampliarUma das atrações da Autopar foi o veículo elétrico desenvolvido por Itaipu (Foto: Agência Fiep)

A Autopar - Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva - reuniu reparadores e outros profissionais durante o evento, realizado em junho em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os milhares visitantes que passaram pela feira puderam acompanhar as novidades em tecnologia e serviços com mais de 500 marcas expositoras, com apresentações de produtos para diferentes tipos de veículos, incluindo tratores, máquinas agrícolas, empilhadeiras, motos, caminhões e ônibus, além de acessórios.

Caravanas de reparadores de todas as regiões do estado participaram da Autopar, que também reuniu os reparadores da região de Curitiba. Os grupos foram organizados pelos Sindirepas de Maringá, Paranavaí, Toledo, Guarapuava, Francisco Beltrão, Bandeirantes e Londrina. Isto mostra a importância do evento para o setor.

O Sindirepa de Toledo sempre organiza grupos de empresários para ir a eventos como esse. Neste ano, um imprevisto fez com a caravana tivesse que retornar a Toledo sem participar, mas o presidente da entidade, Edimar Carlos Vanzella, garante que outras oportunidades virão para que os empresários tenham contato com as novidades do mercado para o setor. “Temos que estar sempre à frente para facilitar o serviço e conquistar melhores resultados”, completa o Vanzella.

O Sindirepa-PR participou da feira com um estande especial, que reuniu parceiros importantes para o segmento de reparação. Entre os assuntos que foram abordados durante a feira estavam alguns temas relacionados ao meio ambiente, como Logística Reversa, destinação correta de resíduos e carro elétrico. Os reparadores puderam acompanhar o programa Jogue Limpo, operado pela empresa Cellus Ambiental com o patrocínio dos fabricantes de óleo lubrificante. Por meio deste projeto, as oficinas mecânicas podem dar o destino correto para as embalagens deste produto. “O programa visa a coleta das embalagens de óleo lubrificante, com custeio total da logística pós-consumo do produto”, conta Cinthia Chico, gerente da Cellus Ambiental.

De acordo com ela, o programa Jogue Limpo abrangia inicialmente a coleta das embalagens em concessionárias e postos de combustíveis, mas o serviço foi ampliado para as oficinas mecânicas, pois elas também fazem a troca de óleo. O Paraná será o primeiro estado brasileiro com esta extensão para os reparadores.

Por meio de uma parceria com o Sindirepa, os reparadores do Paraná podem aderir ao programa gratuitamente. Basta a empresa estar legalmente constituída para fazer o cadastro no projeto. As oficinas devem reunir uma quantidade de pelo menos 15 quilos de embalagem de óleo lubrificante e fazer o agendamento da coleta, que é gratuita. O programa fornece o comprovante necessário para o serviço.

Uma das grandes atrações da feira foi o veículo elétrico desenvolvido pela Itaipu, por meio do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos. Os visitantes puderam acompanhar detalhes do carro, como o motor e o carregamento. A tecnologia desperta cada vez mais o interesse dos reparadores, pois a expectativa é de que em breve os carros elétricos sejam usados no dia a dia.

Os visitantes também puderam ver de perto, no estande do Sindirepa-PR, o Translucidus, o único motor transparente do Brasil atestado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o que permite acompanhar o funcionamento da peças internas e da queima do combustível em tempo real. O motor atraiu a atenção dos participantes da feira. O equipamento pode ser utilizado na capacitação de profissionais do setor da reparação.

Empresa pode ser reembolsada por investimento em cursos para os funcionáriosSindirepas buscam reajuste em valores pagos pelas seguradoras