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Com a crescente demanda por soluções ambientalmente corretas em todo o mundo, o setor de reparação de veículos precisa voltar suas atenções para uma tecnologia que deve começar a ocupar as ruas brasileiras nos próximos anos: os automóveis elétricos. E se você ainda pensa que os carros movidos com eletricidade e energia solar são "coisa do futuro", é bom ficar atento. Já existe até uma montadora que anunciou interesse em instalar uma fábrica na região de Campo Largo, a Oxxor, com produção 100% focada neste mercado, entre veículos leves, utilitários e vans.
As grandes montadoras não ficaram de fora. A Mercedes e a Ford contam, no Brasil, com modelos híbridos, que utilizam energia limpa e combustão. Outras duas montadoras, a Nissan e Mitsubishi, estudam a importação de automóveis que usam 100% de energia limpa. Grupos como Renault, Volkswagen e Chevrolet também investem pesado na tecnologia e já contam com opções que podem estar nas ruas em um futuro bastante próximo.
Produção local - No Paraná, dois projetos locais já saíram da prancheta e são realidade. O mais antigo deles é uma parceria da Itaipu e da KWO, empresa suíça com know-how nesta área. Desde 2004, a Itaipu produziu 54 carros, um caminhão e um ônibus movidos exclusivamente com energia elétrica, e um ônibus híbrido, que funciona com energia elétrica e etanol. Outra iniciativa, que pode estar disponível para a venda já em 2012, é o Pompeo, automóvel elétrico/solar desenvolvido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
É claro que as mudanças na produção de veículos não vão acontecer da noite para o dia. A indústria automobilística deve ter boa parte de sua produção focada em motores de combustão por vários anos. Isso porque ainda é preciso tornar os veículos à energia mais eficientes, com maior autonomia, e é necessário investir em toda a estrutura que envolve essa produção, como fornecedores de peças, pontos de abastecimento e redes de assistência mecânica. Porém, o mercado "limpo" começa a fazer parte da realidade mundial e, por isso, as empresas do setor de reparação que começarem a investir neste segmento desde o início podem ganhar um novo mercado.
Debates - Para incentivar o desenvolvimento dos meios de transporte mais limpos, a Fiep, por meio da sua Coordenação de Desenvolvimento e Fomento, lançou, no final de junho, em Curitiba, a Câmara Temática de Veículos Elétricos (CTVE). A ideia é fomentar a discussão sobre esta tecnologia, servindo como plataforma para o desenvolvimento de projetos e busca de soluções nesta área. Segundo Marcelo Alves, economista da Coordenação de Desenvolvimento da Fiep, responsável pelo acompanhamento da cadeia automotiva e coordenador executivo da CTVE, o objetivo desta iniciativa é disseminar e incentivar o desenvolvimento de projetos relacionados aos veículos elétricos no Paraná. "Trata-se de um espaço para a troca de informações e experiências. Vamos promover a interação entre empresas, universidades, centros de pesquisa e órgãos de Governo", afirma.
Na opinião de Celso de Novais, coordenador técnico da Itaipu e responsável pelo projeto do veículo elétrico, hoje, o motor elétrico é mais caro do que o convencional apenas por uma questão de escala, uma vez que para sua produção são necessários menos componentes. "Quando a indústria nacional passar a produzir este motor, ele deve ficar mais barato", diz. Para enfrentar esta situação, mais do que tecnologia, é preciso criar uma estrutura de mercado que viabilize a produção em larga escala. Neste sentido, a criação da CTVE é oportuna para sensibilizar o setor produtivo desta necessidade. "O Paraná tem grandes chances de ser o protagonista desta mudança (do motor a explosão para o motor elétrico), tanto pela experiência da Itaipu nesta área quanto pela iniciativa da Fiep de promover esta tecnologia", afirma Novais.
oi boa tarde!! queria saber quando vira os automoveis eletricos nas lojas aqui do parana , meu sogro esta meuito ancioso para compra -lo. pois nao encontrou ainda nas lojas poderia me informar!!! espero respostas