SINDIREPA FB

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Francisco Beltrão

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Escassez de mão de obra afeta desenvolvimento industrial

Falta de mão de obra tornou-se um problema constante para vários setores industriais. Segundo economistas, esse quadro só pode ser revertido com a atração de mais jovens para o mercado de trabalho e com maiores investimentos na área de educação

clique para ampliar>clique para ampliarDificuldade na contratação de mão de obra impacta diretamente a atividade industrial (Foto: Freeimages)

A constatação é feita por diversos sindicatos paranaenses: na maioria dos setores da indústria, a falta de mão de obra qualificada se tornou um problema crônico. De acordo com economistas, o comportamento atual da juventude brasileira é um dos polos desse problema.

Diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e professor de economia da FAE, Gilmar Lourenço lembra que 20% dos jovens com idade entre 15 e 29 anos não estão trabalhando nem estudando, segundo pesquisa do IBGE divulgada em 2013.

“Ao mesmo tempo, em uma população com mais de 50 anos, o desemprego fica em uma pequena faixa de 5%. Isso mostra que os mais velhos, chefes de família, até voltam a trabalhar para complementar a renda, enquanto os jovens, que poderiam estar ingressando, por exemplo, no setor industrial, demoram a entrar no mercado de trabalho. Ou porque estão ampliando seu tempo de estudo ou porque simplesmente não querem trabalhar”, avalia Lourenço.

Para o economista e analista da coordenação de desenvolvimento da Fiep, Jerri Chequin, a falta de mão de obra especializada é a segunda causa de redução da competitividade da indústria, ficando atrás apenas do problema da alta carga tributária nacional.

Defasagem

O descompasso entre a evolução tecnológica industrial e o tempo de formação de novos profissionais são outros fatores que reduzem a oferta de mão de obra especializada, observa Chequin. “Em um mercado muito competitivo, a tecnologia avança muito rapidamente e o país não dá conta de formar pessoas capacitadas nesse mesmo ritmo”.

Para Chequin, o problema da escassez de trabalhadores qualificados ficou evidente a partir da década de 1990. A abertura de mercado promovida pelo plano Collor exigia maiores investimentos nacionais na formação de trabalhadores, porém isso não aconteceu. “Nesse período caíram muitas barreiras que protegiam a indústria brasileira em relação aos importados e a competitividade aumentou muito. Mas só a partir do governo Lula surgiram mais incentivos para programas de inovação da indústria e também para a área de formação”, afirma o analista.

Conquista dos jovens

Mostrar que o universo da indústriapode ser atrativo é outro desafio que o setor precisa vencer. “Por vezes, até ganhando menos, muitos jovens preferem trabalhar em um shopping do que na indústria. O setor então precisa acabar com estigmas negativos do chão de fábrica, mostrando que esse ambiente mudou. Da mesma forma, é preciso mostrar que um trabalho em uma pequena indústria pode gerar um retorno tão positivo quanto em uma grande”, destaca Chequin.

Maiores investimentos estatais em educação também são fundamentais para o Brasil estabilizar sua mão de obra. Na visão de Lourenço, a administração da presidente Dilma Rousseff “deixou de lado a educação fundamental e média, que, aliás, vem produzindo os resultados desanimadores à nação, quando cotejados com a média dos países emergentes e avançados”.

No âmbito do Sistema Fiep, Chequin lembra a importância dos investimentos feitos pelo Senai, ao ofertar uma série de cursos técnicos, muitos deles gratuitos, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em paralelo, o Sesi, com sua rede de colégios, contribui igualmente para a formação de futuro trabalhadores. “Ao mapear e publicar o perfil do profissional do futuro, a Fiep também estabeleceu uma importante ligação com as instituições de ensino, de modo que elas podem adequar seus currículos de acordo com as reais necessidades da indústria”, conclui o analista.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Autopar reúne reparadores em importante feira para o setorIndústrias devem fazer o laudo técnico após um acidente de trabalho