SINDIREPA FB

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Francisco Beltrão

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Autopar reúne reparadores em importante feira para o setor

Profissionais de Francisco Beltrão conheceram novidades em tecnologia e serviços, incluindo capacitação e meio ambiente

clique para ampliar>clique para ampliarEmpresários que participaram da caravana organizada pelo Sindirepa de Francisco Beltrão (Foto: Divulgação)

A Autopar - Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva - reuniu reparadores e outros profissionais durante o evento, realizado em junho em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os milhares visitantes que passaram pela feira puderam acompanhar as novidades em tecnologia e serviços com mais de 500 marcas expositoras, com apresentações de produtos para diferentes tipos de veículos, incluindo tratores, máquinas agrícolas, empilhadeiras, motos, caminhões e ônibus, além de acessórios.

Reparadores de Francisco Beltrão também estiveram na feira e se juntaram a profissionais de todas as regiões do estado. Além de Francisco Beltrão, os grupos foram organizados pelos Sindirepas de Maringá, Paranavaí, Toledo, Guarapuava, Bandeirantes e Londrina. Isto mostra a importância do evento para o setor. O Sindirepa-PR participou da feira com um estande especial, que reuniu parceiros importantes para o segmento de reparação.

Entre os assuntos que foram abordados durante a feira estavam alguns temas relacionados ao meio ambiente, como Logística Reversa, destinação correta de resíduos e carro elétrico. Os reparadores puderam acompanhar o programa Jogue Limpo, operado pela empresa Cellus Ambiental com o patrocínio dos fabricantes de óleo lubrificante. Por meio deste projeto, as oficinas mecânicas podem dar o destino correto para as embalagens deste produto. “O programa visa a coleta das embalagens de óleo lubrificante, com custeio total da logística pós-consumo do produto”, conta Cinthia Chico, gerente da Cellus Ambiental.

De acordo com ela, o programa Jogue Limpo abrangia inicialmente a coleta das embalagens em concessionárias e postos de combustíveis, mas o serviço foi ampliado para as oficinas mecânicas, pois elas também fazem a troca de óleo. O Paraná será o primeiro estado brasileiro com esta extensão para os reparadores.

Por meio de uma parceria com o Sindirepa, os reparadores do Paraná podem aderir ao programa gratuitamente. Basta a empresa estar legalmente constituída para fazer o cadastro no projeto. As oficinas devem reunir uma quantidade de pelo menos 15 quilos de embalagem de óleo lubrificante e fazer o agendamento da coleta, que é gratuita. O programa fornece o comprovante necessário para o serviço.

No sudoeste do estado, o projeto já é bastante conhecido pelos empresários. Juliane Panho, secretária executiva do Sindirepa de Francisco Beltrão, destaca a importância do Jogue Limpo e a facilidade que as indústrias têm através do programa.

“Na região, o Jogue Limpo já vem atuando há bastante tempo, mas agora poderá ser mais formal e padronizado. As oficinas terão acesso mais facilitado com a coleta. Lá, a legislação também tem sido bem rigorosa. A fiscalização está sendo bem atuante neste sentido, o que ajuda no processo de regularização das empresas”, completa.

Uma das grandes atrações da feira foi o veículo elétrico desenvolvido pela Itaipu, por meio do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos. Os visitantes puderam acompanhar detalhes do carro, como o motor e o carregamento. A tecnologia desperta cada vez mais o interesse dos reparadores, pois a expectativa é de que em breve os carros elétricos sejam usados no dia a dia.

Os visitantes também puderam ver de perto, no estande do Sindirepa-PR, o Translucidus, o único motor transparente do Brasil atestado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o que permite acompanhar o funcionamento da peças internas e da queima do combustível em tempo real. O motor atraiu a atenção dos participantes da feira. O equipamento pode ser utilizado na capacitação de profissionais do setor da reparação.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Dia da Indústria é comemorado com jantar em Francisco BeltrãoEscassez de mão de obra afeta desenvolvimento industrial