SINDIREPA FB

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Francisco Beltrão

Sindicato firma parceria com o Senai para Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Três empresas já participaram do programa e outras três estão em andamento

clique para ampliar>clique para ampliarEmpresários durante palestra com técnicos do PGRS (Foto: Sindicato)
A indústria, seja ela de qualquer segmento, gera resíduos sólidos em grande quantidade e, na maioria das vezes, eles não são descartados da forma mais adequada. Isso acontece, em parte, por falta de informação.

Cada resíduo tem uma composição diferente e para cada uma delas existe um local específico para tratamento e reciclagem. A questão primordial e que tem preocupado o setor industrial é saber exatamente como armazenar o descarte e para onde enviá-lo.

Pensando nisso, o Sindirepa de Francisco Beltrão firmou parceria com o Senai para levar essas informações aos associados através do PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos).

De acordo com o Manual do Plano, o setor da reparação de veículos gera resíduos perigosos que precisam ser gerenciados da forma certa, por isso, devem receber toda atenção e cuidado necessários.

O ideal é o que o empresário e os funcionários aprendam todas as etapas que envolvem o resíduo. É importante saber como esse material deve ser manejado, acondicionado, coletado, armazenado, transportado e tratado, mesmo que algumas dessas etapas não sejam mais de sua competência.

Todas essas informações são passadas pelos técnicos do PGRS em atendimentos individuais e palestras, uma delas aconteceu no dia 16 de dezembro e reuniu representantes de seis indústrias associadas ao Sindirepa.

As empresas Mecânica Avenida, Luciano Carburadores e Centro Automotivo Osnir foram as primeiras a aderirem ao Plano. Técnicos do Senai já foram até essas indústrias para prestar consultoria, já que o primeiro passo é conhecer o material.

Depois, é preciso estudar formas de evitar a geração do resíduo, se não há um jeito de fazer isso, deve-se pensar em maneiras de reutilizá-lo. Quando nenhuma das opções são possíveis, o diagnóstico da composição do material é feito e ele é encaminhado ao local adequado para a reciclagem.

Além da consultoria, as empresas tiveram uma palestra para esclarecer o restante das dúvidas. “O programa tem como objetivo adequar as empresas às normas ambientais. A palestra é realizada para conscientizar os funcionários das empresas sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos sólidos e líquidos, pois são eles, os funcionários, que durante as atividades diárias são responsáveis pela separação dos resíduos de forma correta”, explica a secretária executiva do sindicato Juliane Panho.

Empresas devem ficar atentas para a implantação do eSocial em 2014Segunda reunião do Procompi está marcada para 17 de fevereiro