SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Setor mineral tem crescimento de 15,5%, aponta pesquisa

Comparado ao ano de 2014, segmento mostra números otimistas também nas exportações

clique para ampliarMineração tem aumentado suas exportações para a Índia (Foto: Reprodução)

O setor mineral brasileiro apresentou um crescimento de 15,5% comparado ao mesmo período de 2014. A análise é do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Por outro lado, outros indicadores da indústria mineral - tais como o comércio exterior, mercado de trabalho, requerimentos e outorgas de títulos minerários no DNPM e recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e da Taxa Anual por Hectare (TAH) - mostraram quedas no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014.

No âmbito das exportações, as projeções do minério de ferro brasileiro em 2015 mostram números mais otimistas. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), serão 345 milhões de toneladas exportadas até o final desse ano.

Mesmo com a retração da atividade econômica da China, responsável pela compra de 52% do volume de exportações do minério de ferro brasileiro, as perspectivas para o segmento são otimistas. “A China necessita de nosso minério para o enriquecimento do que é produzido por eles para a melhora do insumo da sua produção siderúrgica”, afirma Cinthia de Paiva Rodrigues, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Ibram.

Com informações do Ibram

Disponibilidade de linhas de crédito para inovaçãoCinco bons motivos para ser associado a um sindicato