SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Setor mineral está apreensivo com novo pacote governamental

Industriais da mineração estão preocupados com medidas que serão analisadas na Assembleia Legislativa

clique para ampliarSetor está apreensivo com novas normas (Foto: Reprodução)

O setor de mineração no Paraná está apreensivo por conta do pacote de ajustes fiscais encaminhado pelo governo do Estado para a Assembleia Legislativa. Com grande a possibilidade de aprovação, a indústria do setor espera que não seja mais uma vez, segundo o presidente do Sindimineraispr, Gustavo Mandalozzo, penalizada. “Estão usando algumas comparações da nossa indústria com a mineração de Minas Gerais e Mato Grosso, por exemplo, que têm outras características, bem diferentes das nossas”, disse.

O pacote do governo prevê a criação de novas taxas de controle sobre as atividades desde sua origem. O item que descreve a atuação estatal sobre os recursos minerais diz que “cria taxa de controle, acompanhamento e fiscalização das atividades de pesquisa, lavra, exploração e aproveitamento de recursos hídricos e taxa de controle, monitoramento e fiscalização das atividades de pesquisa, lavra, exploração e aproveitamento de recursos minerais". O governo paranaense argumenta que Minas Gerais (Lei nº 19.976/2011), Pará (Lei nº 7.591/2011 e Lei nº 8.091/2014), Rio de Janeiro (Lei nº 7.182/2015), Mato Grosso do Sul (Lei nº 4.301/2012) e Amapá (Lei nº 1.613/2011) já cobram essas taxas.

“Não há como traçar esses comparativos. São lugares totalmente diferentes e precisamos debater isso de outra forma com as autoridades. Deve-se trabalhar com muito bom senso e tentar outra alternativa para essa situação que irá afetar diretamente nossa mineração”, comentou Mandalozzo.

O projeto com as medidas indicadas pelo governo segue tramitando na Assembleia Legislativa.

Diretoria da ACIPG toma posse com planos de desenvolvimentoEnsino a Distância ajuda indústrias a aprimorarem a qualificação profissional