SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Qualificação profissional pode ser fator-chave para crescer em tempo de crise

Com trabalhadores mais preparados, as indústrias podem produzir melhor e mais com menos custos, além de ampliar a inovação e busca por soluções

clique para ampliarCapacitação profissional pode ser revertida em benefícios para a indústria (Foto: Agência Fiep)

as empresas cortar custos. Muitas vezes torna-se necessário até mesmo reduzir o número de profissionais que atuam na indústria para adequar a produção à demanda. Apesar disto, uma saída para produzir mais e com mais qualidade mesmo diante deste cenário é ampliar a qualificação dos profissionais que atuam na companhia.

O investimento em qualificação é relativamente baixo e traz diversos benefícios. Entre eles estão a redução de prejuízos, perdas e retrabalho; o aumento da satisfação do consumidor; melhoria da gestão e liderança; e a ampliação da capacidade de inovação da empresa. Estas são condições essenciais para a sua sustentabilidade. As indústrias paranaenses têm como suporte o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que oferta diversos cursos de educação executiva, graduação e pós-graduação, e o Senai, com cursos de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento profissional, além de graduação e pós.

De acordo com a analista de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, Juliana Macedo Rocha, o trabalhador que recebe aprimoramento constante por meio de cursos de aperfeiçoamento, de estudos individuais e de palestras tende a reconhecer com mais facilidade os fundamentos técnicos e científicos que sustentam suas atividades profissionais.

“Com isso, por exemplo, ele compreende o princípio de funcionamento de uma máquina, tem a visão sistêmica de seu setor e mesmo da empresa, resolve os problemas que surgem no âmbito da sua atribuição com mais segurança. O resultado é menos retrabalho e mais efetividade nas entregas”, avalia.

Para a analista, há um paralelo importante entre a qualificação e a capacidade de reinventar e renovar nas indústrias. “Para haver inovação e competitividade nas empresas, é preciso que sua força de trabalho tenha competências profissionais suficientes para sugerir produtos e soluções novos e produzir com qualidade e preços atraentes, respectivamente”, afirma Juliana.

Segundo a especialista, a oferta de qualificação é ainda uma forma de melhorar o clima organizacional e reter talentos dentro da empresa. Desta forma, o profissional pode buscar novos desafios e projetar uma carreira dentro da própria área de atuação, mantendo o conhecimento e a experiência de que dispõe a serviço da empresa.

No entanto, detectar essas necessidades de aprimoramento nem sempre é tarefa fácil. Em geral, é possível perceber a necessidade de oferecer treinamentos aos colaboradores quando os resultados obtidos na produção não correspondem ao desejado. Mas, há outras oportunidades ocultas.

Nesses casos, o Senai pode realizar um trabalho conjunto com a empresa para diagnosticar e estruturar cursos que venham instrumentalizar os colaboradores com as capacidades específicas. Os cursos personalizados, com foco em gestão, também são ofertados pelo IEL no Paraná e podem ser construídos junto com as indústrias, atendendo necessidades especificas de desenvolvimento e treinamento.

Oportunidades

As oportunidades de qualificação são diversas dentro do Sistema Fiep. Na área técnica e tecnológica, o Senai atua em 43 áreas de atuação industrial, como construção civil, segurança do trabalho, têxtil e vestuário, alimentos e bebidas, celulose e papel, metalmecânica, por exemplo. Os cursos podem ser de iniciação profissional, que têm caráter mais informativo sobre as profissões industriais (a partir de 12 anos); de qualificação profissional, para quem desejar iniciar uma nova profissão (a partir de 15 anos de modo geral); de aperfeiçoamento profissional, para quem já trabalha ou já tem formação profissional (a partir de 16 anos); curso técnico, que habilita o estudante a exercer uma profissão de nível médio (o aluno deve estar cursando o ensino médio ou tê-lo concluído); de graduação e pós-graduação. No Paraná, as ofertas da instituição estão disponíveis no site www.senaipr.org.br.

Já o Instituto Euvaldo Lodi oferece diversas capacitações por meio da Faculdade da Indústria IEL e sua Escola de Gestão. São cursos de educação executiva que possibilitam a capacitação e a utilização de novas ferramentas de gestão, além do desenvolvimento de uma forma de pensar inovadora para aumentar a competitividade de empresas e indústrias.  

Entre os cursos disponíveis atualmente estão o Programa de Desenvolvimento de Lideranças; Programa de Governança e Sucessão em Empresas de Controle Familiar; Programa de Capacitação em Negociações Sindicais; Avaliação de Empresas - Fusões e Aquisições (Sebrae e IEL); Ferramentas de Gestão da Inovação (Sebrae e IEL); Gestão da Inovação (Sebrae e IEL); e Gestão da Produção Industrial (Sebrae e IEL). O IEL também oferta cursos de graduação e pós-graduação, com foco na indústria, além de capacitações de curta duração. Saiba mais no site www.faculdadesdaindustria.org.br/iel/educacao-executiva.

Consultorias em Segurança e Saúde no Trabalho ajudam as indústrias a evitar prejuízos e aumentar produtividadePrazo para adesão ao Programa de Parcelamento Incentivado vai até 15 de julho