SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Micros, pequenas e médias mineradoras dominam o setor, aponta MME

Dados do Ministério das Minas e Energia, coletados em 2014 e divulgados em junho, indicam que mais de 90% das minas em atividade no país correspondem a pequenos, médios e micros produtores

clique para ampliarMinistério das Minas e Energias divulgou dados sobre médias empresas (Foto: Divulgação/Senado)

Dados do Ministério das Minas e Energia, coletados em 2014 e divulgados em junho, indicam que mais de 90% das minas em atividade no país correspondem a pequenos, médios e micros produtores. Por causa disso, o MME acredita ser esse um dos maiores desafios das gestões, além das campanhas para formalizações, para que desenvolvam as atividades de forma sustentável e competitiva.

A avaliação foi apresentada pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira, que participou da abertura do 6º Encontro Nacional da Pequena e Média Mineração.

Segundo Nogueira, por essa razão, o MME definiu como um dos objetivos estratégicos do Plano Nacional de Mineração (PNM 2030) a formalização desses segmentos, pela promoção dos Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (APL) e pelo incentivo ao cooperativismo e associativismo.

“Atualmente, estão cadastrados 66 APLs de base mineral na Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, distribuídos nas cinco regiões geográficas do Brasil”, disse Nogueira. Entre 2016 e 2019, a aplicação deste Processo Prospectivo será feita em quatro APLs de Base Mineral, de acordo com Nogueira.

Entre ações que estão em curso no MME para assegurar a racionalidade, o bom desempenho, a atualização tecnológica e a compatibilização das atividades realizadas pela indústria da mineração, Nogueira citou a elaboração do Plano Nacional de Agregados para a Construção Civil, em parceria com o setor produtivo.

Workshop "Desafios da Indústria - Soluções do Sistema Fiep" percorre o ParanáImplantação do eSocial afetará rotina das indústrias