SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Manufatura enxuta aumenta produtividade e reduz custos para as indústrias

Metodologia busca otimizar todos os recursos que a indústria possui ao reduzir desperdícios de tempo, matérias-primas, insumos e movimentação na produção

clique para ampliarMetodologia leva em consideração os investimentos já feitos pela empresa (Foto: Agência Fiep)

Reduzir os custos e o tempo de produção, ampliando a produtividade, está entre os objetivos de todas as indústrias e nem sempre é algo fácil de conseguir. No entanto, uma metodologia inovadora vem sendo apresentada ao setor produtivo paranaense. É a Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), que gera resultados significativos sem a necessidade de investimento em maquinário ou tecnologias.

A metodologia foi tema de edital lançado pela Fiep, por meio do Programa de Melhoria da Competitividade Industrial, utilizando consultorias do Senai no Paraná. “O programa tem o objetivo de melhorar a capacidade de competitividade da indústria e, para isto, lançamos uma série de ações e projetos. Com a Manufatura Enxuta, a ideia é de que a indústria consiga ajustar ou melhorar seus processos, mas levando em consideração os investimentos já feitos pela empresa”, comenta o Superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus.

De acordo com o consultor do Senai, Ermisson da Silva Rodrigues, a Manufatura Enxuta surgiu nas indústrias automotivas orientais na década de 1970 e ficou conhecida também como o método Toyota de produção. Trazida e adaptada à realidade brasileira, a metodologia foi ainda ampliada e aliada a outras técnicas para maximizar a produção gastando menos.

Rodrigues explica que um dos principais pilares da Manufatura Enxuta é a redução do desperdício, não só de recursos e matérias-primas, mas também de tempo e força de trabalho. Para tanto, os especialistas realizam nas primeiras horas de consultoria um diagnóstico sobre a área principal da empresa chamado “mapa de fluxos de valor”, que mostra todo o caminho percorrido desde o fornecimento até a entrega ao cliente do produto. “Neste momento conseguimos identificar onde e porque existem gargalos na produção”, salienta.

Com base nos resultados, em conjunto com os gestores da empresa, são estudadas as soluções para o aproveitamento máximo da produção. “Um dos fatores importantes é que a metodologia da manufatura enxuta preconiza que não é necessário um grande investimento. Desta forma, as soluções são buscadas com base nas ferramentas já disponíveis na empresa”, afirma.

O consultor conta que muitas vezes há um ganho grande de produtividade com ajustes nas demandas e prazos junto aos fornecedores, nas etapas de produção, no layout da fábrica e até mesmo no processo produtivo, realocando as forças de trabalho. O objetivo é que a empresa trabalhe com o estoque adequado para que não tenha matérias-primas ou produtos acabados parados na empresa. Da mesma forma, a demanda e produção devem estar distribuídas, evitando horas extras.

Resultados

Quem sentiu esse resultado na prática foi a GriffeCompany, que recebeu a consultoria subsidiada por meio do edital Lean Express, do Programa de Melhoria da Competitividade Industrial da Fiep. O programa foi lançado em julho de 2015 para atender empresas de todos os portes, subsidiando parte do valor da consultoria.

O diretor-proprietário da Griffe, Luciano Ferreira Rocha, lembra que a companhia havia implantado a metodologia em 2014 e contou com a consultoria do Senai nos dois últimos anos para atingir os resultados. Rocha revela que as mudanças foram profundas com a implantação do sistema. “Mudou tudo. Transformamos a empresa melhorando a produtividade, o controle e transparência no processo. Tudo o que lean [manufacturing] promete foi conseguido aqui na Griffe. Aumentamos nossa produtividade em, no mínimo, 20%. Conseguimos ainda passar a atender uma demanda dos clientes que antes não tínhamos condições. Pudemos atender melhor, em menos tempo e com mais qualidade, mantendo a mesma equipe”, disse.

Um ótimo resultado também foi percebido pela Cris Bonés, que foi beneficiada pelo edital do Programa de Melhoria da Competitividade da Fiep e conseguiu aumentar a produtividade em 30%, segundo conta a proprietária Cristiane Lopes. Ela diz que buscou a metodologia para reduzir os desperdícios e retrabalhos que aconteciam na empresa e ficou satisfeita com o resultado.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail competitividade@fiepr.org.br.

Linha de financiamento se torna opção para indústria que precisa de capital de giroCIPA eficaz é muito vantajosa à indústria