SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Fiep detalha linhas de fomento nos Campos Gerais

Apresentação reuniu os setores produtivo na Casa da Indústria de Ponta Grossa e esclareceu os industriais sobre os créditos disponíveis

clique para ampliarFiep também passa orientações sobre os financiamentos (Foto: Reprodução)

O coordenador da área de Fomento da Fiep, Eduardo Kossovski, apresentou no mês de outubro na Casa da Indústria de Ponta Grossa, aos industriais dos Campos Gerais, o cenário de crédito no país e as principais linhas de financiamento disponíveis para os empresários paranaenses.

O panorama descrito revelou os elevados níveis das taxas de juros que existentes atualmente no país, decorrentes, principalmente, da redução da atividade econômica, aversão ao risco dos agentes financeiros e patamar da taxa básica de juros, a Selic. Apesar do cenário pessimista, a expectativa é de melhora, com possível redução dos juros ainda esse ano.

Kossovski apresentou as principais linhas de financiamento vigentes para investimento e capital de giro. Entre elas destacam-se as linhas do BNDES, como o Progeren, linha de financiamento de Capital de Giro com taxas que podem chegar a 15% a.a e prazo de até 60 meses para pagamento.

Outra ferramenta apresentada foi o Cartão BNDES, produto financeiro que financia de forma ágil os investimento das micro e pequenas empresas. A linha é baseada no conceito do cartão de crédito e pode ser utilizada na compra de máquinas, insumos e produtos utilizados na atividade produtiva. Atualmente o Cartão está com uma taxa de 1,2% a.m. e prazo de 48 meses para pagamento.

Ainda dentro dos programas do BNDES, os empresários foram informados sobre a prorrogação do prazo de recredenciamento dos produtos (máquinas e equipamentos) comercializados pelo Finame. O BNDES está exigindo a atualização cadastral das empresas e dos produtos e o prazo se encerra em 31 de março do próximo ano, e a Fiep está à disposição dos industriais para orientar no procedimento.

A Coordenação de Fomento é a área da Fiep especializada na orientação do acesso ao crédito e os industriais podem identificar as melhores linhas de financiamento, assim como obter orientações sobre este assunto por meio do email fomento@fiepr.org.br ou o telefone (41)3271-9136.

Você sabia que pode contestar o índice do FAP até o final de novembro?Sindiminerais fecha negociação salarial com a entidade laboral