SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Governo prevê recuperação das exportações e importações em 2017

Estimativa é impulsionada pelo superávit de US$ 47,69 bilhões registrado no ano passado

clique para ampliarResultado de 2016 foi considerado bastante positivo pelo governo (Foto: AEN)

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços divulgou em janeiro a previsão de recuperação das exportações e importações do País em 2017. A estimativa inclui um superávit similar ao registrado em 2016, de US$ 47,69 bilhões. O volume representou o maior superávit desde o início da série histórica do governo, em 1989.

“Se este cenário se confirmar (de recuperação em 2017), será o primeiro aumento de exportações nos últimos cinco anos e de exportações nos últimos três anos. Isso nos levaria a um aumento da corrente de comércio, o que não ocorre desde 2014”, disse o secretário de Comércio Exterior do ministério, Abrão Neto.

De acordo com o ministério, o saldo positivo aconteceu porque as importações tiveram uma redução bastante acentuada em relação às exportações. As vendas ao exterior também caíram, mas em razão do preço das commodities. Vale lembrar que, em 2016, apesar do superávit recorde, a média diária exportada caiu 3,5% ante 2015, e a média diária importada recuou 20,1%.

Neto afirmou ainda que a projeção de retomada do crescimento da economia brasileira em 2017 vai permitir que as importações apresentem recuperação. Há estimativa de crescimento de 0,5% do PIB para este ano. O governo espera ainda, para este ano, manutenção da taxa de câmbio, o que é favorável às exportações.

Com informações da Agência Brasil

Projeto propõe previsão legal para que a mulher faça exame de gravidez na demissãoRecolhimento da Contribuição Sindical deve ser feito até 31 de janeiro